Início Mercado

JAL torna-se a primeira empresa aérea do mundo a emitir Transition Bonds; entenda

A Japan Airlines informou nesta semana que decidiu emitir os primeiros Transition Bonds do mundo na indústria da aviação. Transition Bonds, uma categoria de SDG Bonds, são títulos corporativos emitidos por empresas que desenvolveram estratégias para atingir metas de longo prazo alinhadas ao Acordo de Paris e destinarão os recursos para iniciativas que apoiem a transição para uma sociedade livre de carbono. 

Os Bonds não são apenas os primeiros SDG Bonds, mas também os primeiros Transition Bonds do mundo na indústria da aviação. Os títulos também foram selecionados pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) como um benchmark para seu Projeto Modelo de Financiamento de Transição Climática, marcando a primeira iniciativa de uma companhia aérea japonesa a ser selecionada. 

A JAL fará uso total dos recursos levantados com os Títulos para avançar na transição para operações livres de carbono em seus negócios de transporte aéreo e redobrar seus esforços para alcançar a descarbonização.

Antecedentes da Emissão dos Títulos

Em maio de 2021, a JAL formulou o Plano de Gestão de Médio Prazo do Grupo para os anos fiscais 2021-2025 com o objetivo de superar a atual pandemia de COVID-19 e se adaptar às mudanças no ambiente operacional pós-COVID para alcançar crescimento e desenvolvimento sustentáveis.

Nesse plano, a JAL determinou novas metas de “Segurança e Conforto” e de “Sustentabilidade” como motores do seu crescimento em meio a um momento de turbulência. Para alcançar a JAL Vision 2030, definiu a estratégia ESG como um de seus três pilares estratégicos, juntamente com a estratégia de negócios e a estratégia financeira.

Veja um infográfico que ilustra as ambições da japonesa.

O Grupo JAL tem como objetivo atingir sua meta de emissões líquidas zero de CO2 até 2050, principalmente atualizando suas aeronaves para modelos de baixo consumo de combustível que emitem CO2 mínimo, e aumentar a quantidade de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) em uso na frota.

Objetivo da Emissão de Títulos

Ao emitir seus primeiros SDG Bonds, a JAL quer demonstrar claramente sua determinação em enfrentar diretamente a questão da redução de emissões de aeronaves, que são a maior fonte de emissões de CO2 em seu negócio.

Aumentar a eficiência de combustível das aeronaves, garantir suprimentos adequados de SAF e melhorar a viabilidade econômica do uso de SAF desempenharão um papel fundamental na redução das emissões de CO2 das aeronaves. 

No que diz respeito ao SAF, a JAL visa atingir emissões líquidas zero de CO2 em colaboração com as partes interessadas que visam uma sociedade livre de carbono. Enquanto isso, em termos de aeronaves, as tecnologias que permitem que as aeronaves usem fontes de energia não fósseis, como eletricidade e hidrogênio, ainda estão em processo de desenvolvimento. Portanto, durante o período de transição até que as novas tecnologias estejam disponíveis, as companhias aéreas devem considerar a atualização de suas aeronaves para os modelos mais recentes disponíveis.

Mais detalhes dos títulos podem ser verificados na nota oficial da companhia aérea

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile