
Um avião da Azul Linhas Aéreas precisou passar por uma breve manutenção não programada nesta sexta-feira, 11 de março, antes de sua partida de Lisboa, em Portugal, devido a uma rejeição de decolagem.
Segundo reportou ao AEROIN um dos passageiros do voo AD-8751, ainda a bordo da aeronave em solo português, a corrida de decolagem já tinha sido iniciada, quando houve uma freada intensa e o retorno para o pátio do Aeroporto Humberto Delgado.
Dados das plataformas de rastreamento online mostram que a aeronave envolvida foi o A330-900 (A330neo) registrado sob a matrícula PR-ANX, que iniciou a decolagem às 09h30 do horário local (06h30 do horário de Brasília) pela cabeceira 21. O jato chegou ao menos a 94 nós (174 km/h) até que começasse a redução da velocidade.

Os pilotos taxiaram normalmente a aeronave até uma posição remota do aeroporto e, segundo informou o passageiro, o comandante explicou que a rejeição da decolagem ocorreu porque uma janela da cabine de comando se abriu durante a corrida.
Os passageiros aguardaram cerca de 3 horas a bordo do A330neo enquanto a equipe de manutenção fazia a intervenção na aeronave. Neste tempo, o passageiro registrou ao menos dois pneus sendo trocados, por terem sido danificados devido à frenagem, conforme se nota nas imagens que ilustram esta matéria, disponibilizadas por ele ao AEROIN.


Em situações como essa, vale sempre ressaltar os seguintes aspectos:
– os pilotos optaram pela rejeição de decolagem porque a aeronave ainda estava com velocidade inferior a limite para que houvesse pista suficiente para a desaceleração;
– caso a velocidade limite fosse ultrapassada, eles prosseguiriam com a decolagem e depois retornariam ao aeroporto, ou até a fechariam em voo, caso conseguissem, pois é possível seguir voando em baixa altura com a janela do cockpit aberta.
A gravação a seguir mostra um vídeo da Boeing em que a fabricante simulou uma ocorrência de abertura de janela em um avião B737 durante a decolagem:
Contactamos a Azul Linhas Aéreas para requisitar mais informações sobre a ocorrência e atualizaremos esta matéria caso a companhia deseje apresentar seu posicionamento.
Após a manutenção corretiva, o jato A330-900 da Azul partiu de Lisboa por volta das 13h00 locais (10h00 de Brasília) e, no momento da publicação desta matéria, seguia normalmente seu voo até o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), conforme você pode acompanhar em tempo real na tela de rastreamento a seguir: