Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Apesar da janela ou saída de emergência do avião ser impossível de abrir em voo, o quão ela é resistente à uma bala disparada por uma arma de fogo? Veja o teste.
A experiência foi feita por David do famoso canal do Youtube chamado Demolition Ranch. David é um militar veterano dos EUA e no seu canal faz desafios malucos atirando em diversos objetos ou utilizando canos curvos para atirar. Mas nessa semana ele conseguiu algo único para seus testes: uma saída de emergência de um Boeing 737 para ser testada com suas armas, e o resultado é um tanto quanto surpreendente.
O primeiro teste é feito com uma pistola Walther P22, no calibre .22LR, que é utilizado por atiradores em treinamentos, por ser barato e o menor calibre das pistolas e revólveres mais populares. O projétil consegue atravessar a primeira camada da janela de emergência, das três existentes, mas fica preso no meio do caminho.
Em seguida é repetido o tiro com uma pistola .380ACP, com poder e diâmetro maior. Ela atravessa sem muita dificuldade todas as camadas da janela do avião.
Depois, David faz o teste na estrutura da janela propriamente dita, que compõe a fuselagem da aeronave. Nela o calibre .22LR apenas faz um buraco mas não chega a atravessar.
Já o.380ACP atravessa tudo, mas perde bastante energia. De qualquer maneira é possível notar que nem o “vidro” da janela e nem a estrutura em si colapsou após sofrerem diversos tiros, mostrando como a estrutura em si é reforçada, mas claro, não é feita para a ser à prova de balas.
Mesmo com a munição .50 Beowulf utilizando um fuzil da plataforma AR e com cinco pares de luvas “à prova de balas” protegendo a janela, o projétil atravessa a saída de emergência mas não colapsa a estrutura.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.