Japan Airlines adianta aposentadoria do B777 após os incidentes de motor

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Após mais de 25 anos de operação na Japan Airlines, os Boeings 777 têm sua aposentadoria acelerada na companhia em decorrência de incidentes.

Em resposta aos incidentes envolvendo falha de motor em voo, a JAL – Japan Airlines anunciou na segunda-feira, 5 de abril, que tomou a decisão de retirar definitivamente o Boeing 777 de sua frota.

Após a falha de motor em seu voo JL904 em 4 de dezembro de 2020, operando do aeroporto Okinawa Naha ao Tóquio Haneda, e o grave incidente da United Airlines envolvendo uma falha de motor com queda de peças sobre Denver em 20 de fevereiro de 2021, a Japan Airlines havia suspendido as operações de seus Boeings 777, que são todos equipado com motores idênticos aos das ocorrências, fabricados pela Pratt & Whitney (P&W). 

A companhia agora informa que continuará cooperando totalmente e respondendo às investigações do Conselho de Segurança de Transporte do Japão para determinar a causa do incidente de seu jato, mas define que, por ainda não haver nenhum parecer emitido para liberar a operação do Boeing 777 equipado com P&W e por ser difícil prever atualmente uma mudança nessa situação, decidiu acelerar a aposentadoria de todos os 777 equipados com o P&W, o que era originalmente planejado para março de 2022. Todos foram retirados de serviço no mês passado, março de 2021.

Para resolver este problema, a transportadora descreve que introduziu nas operações o A350-900, de mais recente geração, com baixo ruído e motores de baixo consumo de combustível, para as rotas de Osaka (Itami), além de colocar aeronaves internacionais em rotas domésticas, para que possa manter a frequência dos voos.

A companhia também diz que os voos ainda programados para serem operados pelo 777 serão alterados para uma aeronave alternativa, e que, devido à mudança na aeronave, o número do assento reservado pelo passageiro pode ser modificado sem aviso prévio.

Com informações da Japan Airlines

Relembre a seguir os detalhes dos incidentes com os B777 da United e da JAL:

https://aeroin.net/novas-informacoes-analise-falha-motor-pw4077-b777-united-denver/

https://aeroin.net/boeing-777-perde-um-pedaco-do-motor-em-voo-assustando-os-passageiros/

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias