Início Empresas Aéreas

Japan Airlines fará demonstração de operações de drones para futuros voos de Nível 4 em Tóquio

A Japan Airlines anunciou nessa terça-feira, 24 de janeiro, que realizará, junto a diversos parceiros, uma demonstração de um mês de transporte de suprimentos médicos por drones em Akiruno-shi, Tóquio, a partir de 1º de fevereiro de 2023.

Antes da demonstração, um evento será realizado em 25 de janeiro de 2023 em uma escola primária na área, para melhorar a aceitação social dos drones.

A demonstração é baseada no “Projeto de demonstração para a promoção da implementação social de serviços de logística de drones” do Governo Metropolitano de Tóquio, que visa à implementação social precoce de serviços de logística de drones na cidade, aproveitando o fato de que voos além da linha de visada em áreas tripuladas (voos de nível 4) tornaram-se possíveis sob a Lei de Aeronáutica Civil revisada, que entrou em vigor em 5 de dezembro de 2022.

O objetivo deste projeto é estabelecer a base para demonstrações de voo de Nível 4 no ano de 2023.

Imagem: Japan Airlines

Demonstração operacional de longo prazo

Assumindo operações de drones no nível 4 de voo, os drones logísticos vão operar transportando suprimentos médicos sob controle remoto e autônomo na rota definida entre o Centro Médico Municipal de Akiru e Laboratório Central da SRL durante o dia ao longo de fevereiro.

Enquanto o experimento de entrega farmacêutica no rio Sumida, conduzido em fevereiro de 2022, foi uma demonstração de três dias, desta vez, a operação será de longo prazo para identificar questões técnicas, comerciais e institucionais e contribuir para a implementação social do negócio de logística de drones para suprimentos médicos.

Evento para melhorar a aceitação social da logística de drones

No evento, serão realizadas palestras e sessões de experiência com drones para crianças em escolas primárias locais. O evento incluirá: explicações sobre sistemas de gerenciamento de segurança de drones e os sistemas legais relacionados; uma pesquisa sobre aceitação social; e voos promocionais usando um drone real.

Uma vez que a realização da implementação de serviços de drones em áreas urbanas exigirá sobrevoar terceiros, incluindo residentes locais, é essencial não apenas garantir o potencial de negócios, mas também melhorar a aceitação social.

Com este evento, o objetivo é aumentar a compreensão e aceitação dos residentes e mostrar quais são os desafios na implementação social do negócio de logística de drones, divulgando informações sobre a conveniência e segurança dos drones.

Planos futuros para o projeto

Através da operação de longo prazo da logística de drones nesta demonstração, serão identificadas questões técnicas, comerciais e institucionais, e serão examinados o sistema de segurança de voo necessário para voos regulares de drones e modelos de negócios.

Também há planos de realizar demonstrações de voo de nível 4 em áreas urbanas ao longo do ano de 2023 e demonstrações regulares de voo de nível 4 em áreas urbanas no ano de 2024.

No futuro, pretende-se desenvolver uma gama diversificada de serviços, incluindo logística, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento urbano com drones.

Informações da Japan Airlines