Início Empresas Aéreas

Japan Airlines flerta com o Boeing 737 MAX e encomendaria cerca de vinte unidades

A Japan Airlines está prestes a concluir um pedido de pelo menos vinte Boeing 737 MAX para renovar sua frota de médio alcance, segundo fontes do setor citadas pela Reuters. O pedido pode fechar no final deste mês.

Segundo a agência, a companhia aérea japonesa confirmou que mantém conversações com o objetivo de formalizar uma encomenda, mas não fez comentários adicionais. Um porta-voz da Japan Airlines disse: “Ainda estamos na fase de negociação, por isso não podemos dar detalhes“.

Segundo relatos, o pedido consistiria em uma combinação de aeronaves 737 MAX 8 e 737 MAX 10. Caso se concretize, significaria uma vitória da fabricante americana sobre a Airbus, sua principal concorrente. A companhia aérea japonesa também teria mantido contatos com a fabricante europeia devido ao seu interesse na família A320neo, concorrente direto do 737 MAX.

No entanto, o mercado doméstico do Japão tem sido tradicionalmente dominado pela Boeing. Em julho de 2022, a All Nippon Airways (ANA) tornou-se a primeira operadora do país a encomendar unidades de seu mais recente modelo de corredor único, lembra o Aviacionline.

A Japan Airlines opera atualmente mais de quarenta Boeing 737-800. Uma substituição faseada pelo 737 MAX permitiria reduzir os custos operacionais e agilizar a sua atividade global. A nova aeronave consome menos combustível em comparação com a família Next Generation (NG) e pode reduzir as emissões de carbono em até 20%. Além disso, seu impacto acústico é consideravelmente menor.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.