Início Controle de Espaço Aéreo

Japão recebe jatinho com algo muito diferente na cabine de passageiros; veja em detalhes

Cessna Citation Longitude da JCAB – Imagem: Textron Aviation

A Textron Aviation anunciou na quinta-feira, 30 de junho, que entregou um avião Cessna Citation Longitude com uma cabine de passageiros muito diferente dos jatos executivos comuns.

Equipado com equipamento de calibração para missão especial de inspeção de voo, será operado pelo Japan Civil Aviation Bureau (JCAB), a autoridade regulatória do Japão, semelhante à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil.

A aeronave realizará operações de validação de voo e inspeção de voo para garantir a integridade das vias aéreas que constituem o espaço aéreo nacional do Japão. O serviço é semelhante ao que o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), faz no Brasil com a aeronave Embraer Legacy 500 (denominada IU-50 na configuração de inspeção).

O Longitude do JCAB é equipado com o equipamento de inspeção de voo UNIFIS 3000-G2 para realizar a verificação crítica de auxílios à navegação, como aproximações do Sistema de Pouso por Instrumentos Categorias I, II e III (ILS Cat I, II, III), Sistema de Aumento Baseado no Solo (GBAS), Alcance Omnidirecional de Frequência Muito Alta (VOR), Sistema de Navegação Aérea Tática (TACAN) e outros.

Imagem: Textron Aviation
Imagem: Textron Aviation

Além do Longitude, o JCAB também opera cinco jatos Citation CJ4 com capacidade de inspeção de voo semelhante.

Alimentado por motores turbofan Honeywell HTF7700L equipados com FADEC (controle digital de motor de autoridade total) com aceleradores automáticos, totalmente integrados com proteção de envelope.

Segundo a fabricante, o Longitude oferece os melhores intervalos de manutenção da classe, de 800 horas/18 meses, e sistemas de diagnóstico e manutenção Textron Aviation (AReS).

Informações da Textron Aviation

Sair da versão mobile