Japonesa ANA confirma a compra de 30 Boeing 737 MAX e encomenda o triplo-sete cargueiro

A empresa aérea japonesa ANA anunciou hoje, 11 de julho, que chegou a um acordo com a Boeing para converter dois pedidos de aeronaves Boeing 777-9 para aeronaves de carga Boeing 777-8F e concluiu seu contrato de compra para 30 aeronaves Boeing 737 MAX 8. 

O anúncio reflete o plano da ANA de expandir seus negócios de carga por meio da garantia de grandes cargueiros e de substituir os aviões menores da frota doméstica por aeronaves mais eficientes em termos de combustível, que servirão como base para o crescimento futuro.

Além dos 777-8F, a ANA ainda possui outras 18 encomendas de aeronaves Boeing 777-9 (a mais nova série da família triplo-sete), cuja compra havia sido anunciada inicialmente em 27 de março de 2014. A aeronave entrará em serviço após o ano fiscal de 2025. O Boeing 777-8F é um cargueiro de última geração que possui a maior capacidade de carga de qualquer aeronave bimotor e reduz as emissões de CO2 e os custos operacionais.

O Boeing 737 MAX, por sua vez, esteve suspenso mundialmente por aproximadamente um ano e 9 meses devido a dois acidentes. A FAA aprovou a retomada das operações da aeronave em novembro de 2020 com modificações em seu sistema e revisão nos métodos de treinamento da tripulação. 

Como o modelo mais recente da série Boeing 737, a família Boeing 737 MAX está equipada com motores de última geração com maior eficiência de combustível que, combinado seus winglets de última geração (Advanced Technology Winglets), reduzem o consumo de combustível em aproximadamente 15% em comparação com o modelo Boeing 737 NG. 

A nova aeronave será introduzida para substituir o Boeing 737-800, que já está em operação nas rotas domésticas, e oferecerá uma cabine mais espaçosa, confortável e com menos ruído do que o modelo existente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias