Japoneses criam protótipo de motor elétrico para futuro uso na propulsão de aviões de 200 lugares

Foto Ilustrativa: Avianca

A IHI do Japão, em conjunto com parceiros locais, criou um protótipo de motor elétrico de 250kW para o uso em sistemas de propulsão híbrido-elétrico. Esta tecnologia, que pode ser escalada até 1MW, tem como objetivo servir de base para o sistema de propulsão de uma aeronave de passageiros de 200 lugares.

O motor, desenvolvido com a participação de universidades e empresas japonesas da província de Akita, se compõe de ímãs permanentes e núcleo de ferro. Estes ímãs estão organizados em um “Arranjo de Halbach” que, segundo a IHI, melhora a eficiência.

Esta estrutura possui uma força magnética mais intensa em um dos lados. O rotor do motor, responsável por gerar o movimento, possui um arranjo magnético de alta densidade para reduzir o peso e aumentar a potência. Já o estator, que é o componente estático, necessita de um arranjo denso de bobinas de alta potência.

A IHI acredita que, com o desenvolvimento de um sistema de propulsão para a eletrificação de aeronaves, é possível tornar prática a redução das emissões de CO2 da aviação até 2030. No ano de 2020, a IHI já havia manifestado interesse na eletrificação de aeronaves e biocombustíveis como forma de diminuir as emissões de CO2.

A unidade Aero Engine, Space and Defense da IHI do Japão conta com a participação em diversos programas de motores de aeronaves, como Pratt & Whitney V2500, PW1100G e GE Aviation CF34, GE90, GEnx e Passport 20.

Foto: IHI

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias