Jatinho alemão faz voo cercado de mistério com destino a Moscou e levanta teorias

No último sábado (4), um voo particularmente misterioso foi registrado pela Europa. Um avião-ambulância Bombardier Challenger 604 decolou do Aeroporto de Frankfurt para Moscou Vnukovo, e voltou à Alemanha após algumas horas. A aeronave, pertecente à FAI Aviation Group, foi identificada com a matrícula D-AFAA e está equipada para casos urgentes e praticamente qualquer cenário de cuidados intensivos.

Após a agressão da Rússia à Ucrânia, a União Europeia restringiu o tráfego aéreo para aviões russos, bem como o inverso também tornou-se verdadeiro, o que tornou o voo da aeronave alemã um grande mistério.

O motivo do voo misterioso da FAI Aviation ainda é desconhecido. Um porta-voz da empresa operadora da aeronave confirmou ao site suíço aeroTELEGRAPH que se tratava de um transporte médico isento de sanções.

Segundo o jornalista investigativo búlgaro Christo Grozev, o paciente era o empresário Sergei Roldugin, um amigo de infância de Vladimir Putin, considerado o “violoncelista” do presidente russo. A FAI Aviation Group negou a especulação, afirmando que “nenhuma das pessoas citadas na mídia foi envolvida no transporte”.

Apesar do motivo do voo continuar sendo um mistério, é razoável acreditar que tenha sido motivado por uma emergência médica real. No entanto, todos ficaram curiosos em saber qual a nacionalidade do passageiro e em qual rota ele estava voando (se da Alemanha para a Rússia ou da Rússia para a Alemanha).

Esses detalhes dificilmente serão informados por questões de privacidade, então esse voo seguirá sendo um mistério.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias