Início Acidentes e Incidentes

Jatinho cai e explode após segunda tentativa de pouso na Califórnia

Foto de Charlyfu

Um jato executivo acabou explodindo após colidir com o solo durante uma segunda tentativa de pouso na manhã cedo na Califórnia. O acidente aconteceu nas primeiras horas de sábado (8), no Aeroporto de French Valley, no Sul da Califórnia, próximo das cidades de Los Angeles e San Diego.

A aeronave envolvida foi um Cessna C550 Citation II de matrícula N819KR, que havia decolado de Las Vegas e havia tentando uma primeira aproximação no Aeroporto de French Valley, mas acabou arremetendo, provavelmente por falta de visibilidade (ainda em investigação).

O tempo na hora do pouso era bastante ruim, com visibilidade em torno de 2,5 km, com bancos de nevoeiro e nuvens encobrindo todo o aeroporto a 90 metros de altura com temperatura de 12º, uma condição típica de nevoeiro de céu claro, que é quando, durante a noite, faz frio e o céu está limpo.

Dados da plataforma de rastreamento de voos RadarBox apontam que a aeronave arremeteu na primeira vez quando estava a 300 pés (90m), mas ainda distante da cabeceira, mas dentro dos mínimos de arremetida do procedimento de LPV no aeroporto.

Este procedimento de aproximação tem mínimos parecido com o famoso ILS, mas usa o GPS abordo da aeronave para guiamento vertical e lateral.

Na segunda tentativa de pouso, os dados do Radarbox apontam que a aeronave nivelou a 1.500 pés de altitude quando estava bastante distante do aeroporto, a 7 km da cabeceira, e continuou nesta altura até o momento de uma descida íngreme e a posterior colisão. A bordo estavam 6 pessoas e todas faleceram no local.

Este é o segundo acidente fatal no aeroporto, já que na terça-feira um aluno-piloto colidiu com um Cessna 172 de matrícula N5243E logo após a decolagem. O aviador morreu na hora e outros 3 ocupantes tiveram ferimentos leves:

Sair da versão mobile