Oligarca russo tenta burlar a lei britânica com jatinho alugado, mas plano não dá certo

Foto Ilustrativa por Abercrombie & Kent

O governo britânico fechou uma brecha que permitia aos oligarcas russos contornar as sanções existentes da aviação fretando um jato particular registrado fora da Rússia. As autoridades britânicas agora podem apreender qualquer aeronave fretada por qualquer pessoa ligada à Rússia e o primeiro jato particular já foi apreendido no aeroporto de Farnborough.

O Reino Unido foi o primeiro país do mundo a banir aeronaves russas de seu espaço aéreo, mas, até agora, a elite russa podia simplesmente fretar um jato particular e voar de e para a Rússia impunemente.

A legislação entrou em vigor na tarde de terça-feira e poucas horas depois um jato particular registrado em Luxemburgo foi apreendido depois que foi alegado que um oligarca russo havia fretado o avião para contornar as sanções britânicas. A bordo, estaria o magnata do petróleo Eugene Shvidler, segundo a reportagem da BBC.

O Departamento de Transportes também reforçou a proibição do espaço aéreo, tornando ilegal que aviões registrados na Rússia voem pelo espaço aéreo britânico ou tentem pousar em solo britânico.

“Putin deve ser punido e, portanto, fomos um dos primeiros países a proibir aeronaves russas e hoje vamos ainda mais longe, tornando uma ofensa criminal a operação de aeronaves russas no espaço aéreo do Reino Unido”, comentou o ministro dos Transportes Grant Shapps na quarta-feira. “Sempre trabalharemos para negar a Putin e seus comparsas o direito de continuar vivendo normalmente enquanto ucranianos inocentes sofrem”.

Imitando sanções europeias semelhantes, os britânicos também proibirão a exportação de peças sobressalentes de aeronaves e as apólices de seguro de aviação emitidas por empresas britânicas como o Lloyds de Londres foram retiradas com efeito imediato.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias