Um jatinho HondaJet acabou explodindo ao decolar desta manhã do Arizona e sair da pista, atingindo um veículo numa rua próxima.
O caso aconteceu no Aeroporto Falcon Field em Mesa, uma das principais cidades do Arizona. A aeronave, do modelo HA-420 HondaJet, e matrícula N57HP, acelerava para decolar rumo a Provo, no estado de Utah, mas não saiu do chão.
Com isso, o jato, que pode levar até cinco passageiros, além de um piloto, rompeu a grade do perímetro do aeroporto e invadiu a rua North Greenfield Road, colidindo com um carro. A bordo do avião estavam quatro pessoas, e no carro apenas uma, sendo que todas as cinco faleceram na colisão.
Ainda não está claro o que levou o jato a sair da pista, e existem rumores de que o piloto tentou abortar a decolagem, mas até o momento não foi possível confirmar isto, e o áudio da torre de controle aponta que o piloto não chegou a declarar emergência antes do acidente.
#Breaking #Ongoing a Hondajet crashed in Arizona (US). All 5 aboard died. First reports state jet left runway after aborting a takeoff from Falcon field (Mesa). Aircraft passed airport perimeter and impacted a vehicle on a nearby road, some 700 ft from the runway. Jet… pic.twitter.com/0IDN5y6z5T
— Air Safety #OTD by Francisco Cunha (@OnDisasters) November 6, 2024
A HondaJet crashed off the end of the runway this evening departing Falcon Field in Mesa, Arizona heading to Utah and collided with vehicles. 4 souls have perished according to this report including 1 person in a vehicle. Not clear if the aircraft ever became airborne. 🙏
— Thenewarea51 (@thenewarea51) November 6, 2024
Audio… https://t.co/2r13TkGcVV pic.twitter.com/J3mjtlsvda