Jatinho de cervejaria impressiona com decolagem americana em Campinas

Observar a alta performance de modernas aeronaves é algo sempre fascinante, e não foi diferente com um jatinho de uma cervejaria famosa quando ele decolou de Campinas nessa semana.

Decolagem do jatinho, no vídeo que você vê logo abaixo

Nas belas imagens, gravadas pelo canal parceiro Viracopos FullHD, que registra a rotina da aviação campineira e das cidades próximas, um jato de fabricação canadense Bombardier Challenger 350 faz uma decolagem diferente. Apelidada no Brasil de “decolagem americana” por derivar do conceito de High-Performance Take-Off estabelecido nos EUA, esta manobra sempre chama a atenção onde é feita.

Ela consiste em sair do chão assim que possível, recolher o trem de pouso e manter uma altura baixa num rasante sobre a pista, ganhando velocidade. Após acelerar em voo, o avião sobe numa razão bem alta, atingindo mais rapidamente a altitude desejada. Decolagens assim geralmente dão origem a debates fervorosos, com muitos a favor ou contrários do seu uso na aviação civil. O fato é que é uma prática que há muitos anos é executada na aviação militar.

E foi exatamente desta maneira que o Challenger 350 do vídeo, de matrícula PT-PTR, e registrado em nome da Cervejaria Petrópolis (responsável pelas marcas Itaipava, Crystal, Lokal, Petra, TNT e outros), decolou do Aeroporto Campo dos Amarais em Campinas. Confira como foi:

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Queda de aeronave com 180 pessoas será simulada no Aeroporto Internacional...

0
Um cenário de acidente aeronáutico com avião comercial e grande número de vítimas será simulado nesta semana no Aeroporto de Belo Horizonte.