Jatinho decola sem autorização e cruza na frente de um Embraer que estava pousando nos EUA

Uma nova ocorrência de incursão de pista aconteceu nos EUA, desta vez envolvendo um avião da JetBlue e um jato executivo. Os incidentes do tipo, que são graves, se acumulam nas últimas semanas nos aeroportos americanos e despertam as autoridades.

Foto de Anna Zvereva, via Wikimedia

Na noite de ontem (27), um piloto da empresa aérea JetBlue precisou tomar ações evasivas durante a aproximação para pouso no Aeroporto Internacional Logan, em Boston, quando outro avião cruzou a pista de pouso, segundo uma investigação aberta pela Administração Federal de Aviação (FAA).

De acordo com a revisão preliminar da FAA, o incidente ocorreu por volta das 19h, quando o piloto de um Learjet 60 decolou sem autorização, enquanto um Embraer E190 da JetBlue se preparava para pousar em uma pista próxima.

A agência está investigando a distância entre os dois aviões, mas o serviço de rastreamento de dados de voo Flightradar24 indica que os aviões teriam ficado a apenas 160 metros de distância entre si (este número pode ser atualizado na medida em que a investigação avançar).

Um controlador de tráfego aéreo instruiu o piloto do Learjet a alinhar e esperar em uma pista, enquanto o voo da JetBlue pousava em outra, de acordo com a declaração da FAA.

“O piloto do Learjet leu as instruções de volta claramente, mas começou uma decolagem em vez de esperar”, disse a FAA. “O piloto da JetBlue tomou medidas evasivas e iniciou uma arremetida enquanto o Learjet cruzava a intersecção à sua frente”. A FAA não divulgou mais informações.

O incidente em Logan é o mais recente entre aviões comerciais nos últimos meses. Houve um em janeiro, no Aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, outro em fevereiro em Austin, no Texas, e um terceiro no litoral do Havaí, além de um mais recente, quatro dias atrás, na Califórnia.

Isso fez com que o administrador da FAA, Billy Nolen, anunciasse no início deste mês que reuniria uma equipe de especialistas para rever a segurança das companhias aéreas. A JetBlue Airways informou que está cooperando com os investigadores por ocasião do incidente em Logan.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias