Jatinho do amigo de Lula agora está quase oculto nas plataformas de rastreamento de voos

Após a polêmica do uso do jato executivo de um empresário e amigo, que também é réu confesso e delator premiado no âmbito da Lava Jato, Lula voltou a voar no mesmo Gulfstream G600, desta vez do Egito para Portugal. O avião, no entanto, agora está “quase” oculto das plataformas de radar.

Divulgação – Gulfstream

Tudo começou quando Lula, reeleito para um terceiro mandato como Presidente da República, foi convidado para participar da conferência do clima COP27, em Sharm El-Sheikh, no Egito.

Apesar de eleito, ele não tem direito de usar a frota presidencial da Força Aérea Brasileira. Diante disso, usou o jato Gulfstream G600 do amigo José Seripieri Júnior, empresário brasileiro fundador das empresas Qualicorp e QSaúde, do setor de saúde privada, e que também já foi alvo de investigações diversas da Receita e da Polícia Federal.

O avião do empresário tem o registro americano N600DJ e seu uso por Lula foi bastante comentado nesta semana, com indagações sobre se a atitude foi correta ou não, haja visto o histórico de corrupção do Brasil.

Mesmo com toda a polêmica, Lula voltou a usar a carona e não foi para um voo de volta ao Brasil, mas sim para se deslocar do Egito para Portugal, onde se encontraria com o presidente português.

Avião bloqueado

Um fato curioso, porém, vem a seguir. No voo da ida, de São Paulo para Sharm El-Sheikh, foi possível acompanhar o jato, que ficou registrado nas plataformas de rastreamento FlightRadar24 e RadarBox.

No entanto, agora, no momento da publicação dessa matéria, já não estava sendo mais possível. Na primeira plataforma não consta mais decolagem do jato, e na segunda, o rastreamento está bloqueado a pedido do dono, que foi feito após a chegada no Egito (ver a imagem abaixo onde consta a indicação de “Blocked”), cabendo às plataformas atenderem ou não ao pedido.

Ainda assim, não dá para esconder o jatinho, pois há outras opções de rastreamento.

Uma terceira plataforma, a ADS-B Exchange, que não trabalha com bloqueios de aeronaves e mostra dados não-filtrados, registrou o voo do jato até Lisboa (ver na imagem abaixo o rastreamento da aeronave em voo até a capital portuguesa). Vale ressaltar que esse rastreamento é feito com base nos dados públicos de localização ADS-B emitidos pela aeronave.

Além disso, a chegada da aeronave em Lisboa também foi confirmada por fontes do AEROIN no Aeroporto de Portela, que informaram que o jato está no pátio militar da Força Aérea de Portugal, bem como decolará para São Paulo ao meio-dia de amanhã (19) no horário local.

Por ADSBexchange.com

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Mulher que ficou tetraplégica após cair de avião durante o embarque...

0
Após uma longa luta contra as sequelas de um trágico acidente, a jovem Gabrielle (Gaby) Assouline, de 25 anos, veio a óbito nesta semana