Jatinho elétrico de 30 motores, que a Azul usará no Brasil, também é escolhido pela Saudia

Concepção gráfica do Lilium Jet com logo da Saudia – Imagem: Lilium

A SAUDIA, companhia aérea da Arábia Saudita antes conhecida como Saudi Arabian Airlines, e Lilium, desenvolvedora do primeiro jato totalmente elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciaram hoje, 26 de outubro, um Memorando de Entendimento (MoU) para o desenvolvimento e operação em toda a Arábia Saudita.

O acordo proposto fará da SAUDIA a primeira companhia aérea da região MENA (agrupamento de países situados dentro e ao redor do Oriente Médio e Norte da África) a comprar jatos Lilium, juntamente com serviços de suporte anuais.

A SAUDIA pretende lançar um serviço de última geração com a compra de 100 Lilium Jets, incluindo novas conexões aéreas ponto-a-ponto elétricas, bem como conexões de alimentação contínuas de passageiros para os hubs da SAUDIA para clientes da classe executiva.

Espera-se que a arquitetura de cabine flexível do Lilium Jet permita uma variedade de configurações de interiores espaçosas que são adequadas às necessidades do mercado premium, o que a Lilium acredita que pode ajudar a impulsionar a adoção antecipada de aeronaves eVTOL necessárias para escalar o segmento.

A SAUDIA também espera apoiar a Lilium com os processos de aprovação regulatória necessários na Arábia Saudita para a certificação do Lilium Jet e quaisquer outras aprovações regulatórias necessárias.

O acordo proposto entre a SAUDIA e a Lilium está sujeito a que as partes concluam uma avaliação de viabilidade, concordem com os termos comerciais e celebrem acordos definitivos a respeito e satisfação de certas condições.

Mais detalhes sobre a aeronave da Lilium, incluindo seus 30 motores, e sobre o uso da mesma no Brasil pela Azul Linhas Aéreas, estão disponíveis nas sugestões de títulos abaixo.

Informações da Lilium

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias