Início Novidades

Jatinho de frigorífico cruza o Brasil com possível citação política no transponder

Foto: Embraer

Quem acompanhava os voos na plataforma de rastreamento FlightRadar24, na tarde desta segunda-feira (3), se deparou com uma aeronave com código de chamada diferente. Ao invés da tradicional matrícula da aeronave, os pilotos de um jato executivo colocaram uma mensagem no ADS-B, em possível referência política.

O avião em questão, do modelo Embraer 505 (Phenom 300) e matrícula PR-ERE (msn 50500060), esteve voando com o código “LULADRAO”, como mostra a captura de tela do radar, abaixo. Ao longo de toda sua trajetória entre Recife e Brasília, a aeronave esteve mostrando a mesma mensagem.

Segundo dados públicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave foi fabricada em 2012 e está registrada em nome da empresa Masterboi Ltda., que tem sede em Pernambuco.

Rastreamento do voo: FR24

O que aparece na tela

Os aplicativos de rastreamento de voos reproduzem em destaque o chamado Flight ID, que é o código de identificação de voo. Este código alfanumérico é usado para facilitar a identificação das aeronaves civis.

Por exemplo, se o Boeing 737 MAX da GOL de matrícula PR-XMA está fazendo um voo do Rio para São Paulo, seu indicativo de chamada (nome) no rádio será GOL1031, e seu Flight ID também será, para facilitar a conciliação entre a informação mostrada no radar e a ouvida no rádio pelo controlador, assim como outras aeronaves.

Aeronaves militares, por exemplo, usam o código da sua unidade ou da missão, como “Pampa 22” para um caça F-5 da FAB, ou “Força Aérea Um”, quando o presidente está a bordo do Airbus presidencial.

No Brasil, atualmente, não existe nenhuma legislação que exija que o Flight ID seja igual o indicativo de chamada, já que esta tecnologia é relativamente nova e uso de transponders mais novos ou com tecnologia ADS-B não são ainda obrigatórias no país. Desta forma, caso o piloto queira, pode usar o Flight ID que desejar, como visto no caso acima.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile