Início Aviação Executiva Jatinho especial vem da Suíça ao sul do Brasil para buscar turista...

Jatinho especial vem da Suíça ao sul do Brasil para buscar turista que sofreu acidente

Bombardier Challenger 650 de matrícula HB-JWA – Imagem: Rega

Um fato inusitado para o Aeroporto de Santa Maria: uma aeronave de resgate aéreo da Rega Swiss Air-Rescue, empresa da Suíça especializada neste tipo de serviço, aterrissou no terminal da cidade gaúcha na noite desta sexta-feira, dia 7 de janeiro.

O jato-ambulância do modelo Challenger 650 da fabricante Bombardier veio ao Município para o transporte de um paciente suíço que sofreu acidente durante turismo de aventura na Região Central do Rio Grande do Sul.

Conforme histórico da plataforma RadarBox de rastreamento online de voos, o jato registrado sob a matrícula HB-JWA partiu de Zurique, na Suíça, na manhã da sexta-feira e fez escalas nas Ilhas Canárias e em Natal (RN) antes de chegar a Santa Maria. O pouso ocorreu logo depois das 21h00.

O jato voando de Natal a Santa Maria nesta sexta-feira – Imagem: RadarBox

Conforme comentou o superintendente de Operações Aéreas, Aleques Martins, uma operação de logística e segurança foi organizada para receber o jato-ambulância no aeroporto e para garantir o bem-estar do paciente. 

“A Swiss Air-Rescue Rega é uma das maiores empresas de transporte de enfermos do mundo. Os números dos serviços prestados por ela são assombrosos. Nós entendemos que, infelizmente, o motivo que traz a aeronave para Santa Maria não é de se comemorar, afinal, é um resgate, mas ficamos gratos por poder auxiliar nesta operação”, comenta Martins.

Imagem: Prefeitura de Santa Maria
Imagem: Prefeitura de Santa Maria

Fundada em 1952, a Swiss Air-Rescue Rega é um serviço de resgate aéreo privado sem fins lucrativos que depende de financiamento voluntário para manter as operações. A sede da empresa fica no aeroporto de Zurique.

A empresa descreve em seu site que sua frota é composta de sete helicópteros Airbus H145, onze helicópteros AgustaWestland AW109 “Da Vinci” (versão especialmente feita para a Rega) e mais um Airbus H125 de treinamento, além de três jatos Challenger 650.

H145, Challenger 650 e AW109 Da Vinci – Imagem: Rega

O voo intercontinental de resgate do paciente que está em Santa Maria conta com quatro pilotos a bordo, que alternam o comando da aeronave durante a longa jornada. O jato-ambulância Challenger 650 possui uma maca multifuncional, especialmente projetada, e uma cabine à prova de som.

Segundo a prefeitura da cidade, a aeronave deve decolar já neste sábado, dia 8, de volta ao país da Europa Central.

Com informações da Prefeitura de Santa Maria e da Rega