Jatinho especial vem da Suíça ao sul do Brasil para buscar turista que sofreu acidente

Bombardier Challenger 650 de matrícula HB-JWA – Imagem: Rega

Um fato inusitado para o Aeroporto de Santa Maria: uma aeronave de resgate aéreo da Rega Swiss Air-Rescue, empresa da Suíça especializada neste tipo de serviço, aterrissou no terminal da cidade gaúcha na noite desta sexta-feira, dia 7 de janeiro.

O jato-ambulância do modelo Challenger 650 da fabricante Bombardier veio ao Município para o transporte de um paciente suíço que sofreu acidente durante turismo de aventura na Região Central do Rio Grande do Sul.

Conforme histórico da plataforma RadarBox de rastreamento online de voos, o jato registrado sob a matrícula HB-JWA partiu de Zurique, na Suíça, na manhã da sexta-feira e fez escalas nas Ilhas Canárias e em Natal (RN) antes de chegar a Santa Maria. O pouso ocorreu logo depois das 21h00.

O jato voando de Natal a Santa Maria nesta sexta-feira – Imagem: RadarBox

Conforme comentou o superintendente de Operações Aéreas, Aleques Martins, uma operação de logística e segurança foi organizada para receber o jato-ambulância no aeroporto e para garantir o bem-estar do paciente. 

“A Swiss Air-Rescue Rega é uma das maiores empresas de transporte de enfermos do mundo. Os números dos serviços prestados por ela são assombrosos. Nós entendemos que, infelizmente, o motivo que traz a aeronave para Santa Maria não é de se comemorar, afinal, é um resgate, mas ficamos gratos por poder auxiliar nesta operação”, comenta Martins.

Imagem: Prefeitura de Santa Maria
Imagem: Prefeitura de Santa Maria

Fundada em 1952, a Swiss Air-Rescue Rega é um serviço de resgate aéreo privado sem fins lucrativos que depende de financiamento voluntário para manter as operações. A sede da empresa fica no aeroporto de Zurique.

A empresa descreve em seu site que sua frota é composta de sete helicópteros Airbus H145, onze helicópteros AgustaWestland AW109 “Da Vinci” (versão especialmente feita para a Rega) e mais um Airbus H125 de treinamento, além de três jatos Challenger 650.

H145, Challenger 650 e AW109 Da Vinci – Imagem: Rega

O voo intercontinental de resgate do paciente que está em Santa Maria conta com quatro pilotos a bordo, que alternam o comando da aeronave durante a longa jornada. O jato-ambulância Challenger 650 possui uma maca multifuncional, especialmente projetada, e uma cabine à prova de som.

Segundo a prefeitura da cidade, a aeronave deve decolar já neste sábado, dia 8, de volta ao país da Europa Central.

Com informações da Prefeitura de Santa Maria e da Rega

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias