Jatinho estoura pneu em Congonhas, sai da pista e quase cai no barranco

Um incidente ocorreu na tarde de domingo no aeroporto central da capital paulista, quando um jatinho Learjet teve um estouro de pneu após o pouso e quase caiu no barranco.

O caso aconteceu às 13h32 desta tarde, com o Learjet 75 de matrícula PP-MIX, da empresa mineira Supermix Concreto, quando ele pousava em Congonhas procedente do Aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná, segundo mostram dados da plataforma RadarBox.

Não há informações sobre o que causou o estouro dos dois pneus do lado esquerdo do trem de pouso principal. A bordo estavam 2 pilotos e 3 passageiros, sendo que todos saíram ilesos do ocorrido.

Acompanhe em tempo real a situação na câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo:

O Aeroporto de Congonhas conta com o sistema EMAS no final da pista, que é feito para segurar as aeronaves em caso de algum problema no pouso ou decolagem. Porém, nesse caso, provavelmente a saída da pista pela lateral deve ter ocorrido pela perda de controle após os pneus do lado esquerdo estourarem, fazendo com que avião virasse para a esquerda, passando pelo gramado até chegar na pista de táxi.

Até o momento do fechamento desta reportagem, o Aeroporto de Congonhas ainda se encontrava fechado para aviões de grande porte, o Learjet não havia sido removido e estavam sendo realizadas avaliações na pista principal para a liberação, mas ainda sem previsão.

Vários voos comerciais foram desviados para Campinas, Confins, Galeão e Ribeirão Preto. Outros voos com destino e saída em Congonhas foram cancelados, sendo que é recomendado que o passageiro que tenha voo chegando ou partindo deste aeroporto ainda hoje consulte o status do voo com sua companhia aérea.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Primeiro Airbus A321 P2F dos Estados Unidos está pronto para a...

0
A Global Crossing Airlines (GlobalX), empresa americana nascida durante a pandemia e que tem grandes ambições, recebeu na terça-feira (24)