Jatinho fica a centímetros de colidir com a pista após encontrar uma tesoura de vento

Um impressionante vídeo chamou a atenção e viralizou na web ao mostrar um jato executivo Bombardier arremetendo após uma tesoura de vento.

Cena do vídeo que você vê logo abaixo

Os detalhes sobre a filmagem ainda são escassos, mas a aeronave tem a aparência de um Bombardier Challenger 600/650, que chega para o pouso no aeroporto, enquanto é possível ouvir o barulho do vento forte no microfone da câmera do cinegrafista.

Em dado momento, o jato abaixa o nariz repentinamente em direção à pista, chegando bem proximo do chão, mas a tripulação aumenta a potência dos motores e inicia uma arremetida com o trem de pouso passando muito próximo do chão, antes do jato voltar a subir.

Segundo análises preliminares, o jato teria sofrido uma tesoura de vento, do inglês windshear, que é uma situação em que há mudanças bruscas na velocidade e direção do vento, causadas, por exemplo, por formações de tempestade, como mostrado no infográfico abaixo.

Esta situação perigosa é rara e difícil de se prever, e portanto precisa ser treinada por pilotos com objetivo de aumentar sua velocidade de reação ao fenômeno, como aconteceu no caso mostrad no vídeo.

Imagem: ANAC (https://www.anac.gov.br/en/safety/aeronautical-meteorology/conditions/wind-shear)

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias