Jatinho G400 da Gulfstream realiza voo inaugural de 3 horas e inicia bateria de testes

A Gulfstream Aerospace anunciou o sucesso da conclusão do primeiro voo de seu mais novo jato executivo, o G400, que durou quase três horas, iniciando e finalizando no Aeroporto Internacional de Savannah-Hilton Head, na Geórgia. O voo, realizado no dia 15 de agosto, marca o início de um programa planejado de testes de voo em Savannah e expande a linha de jatos executivos de nova geração da empresa.

Durante esse voo inaugural, o G400 atingiu uma velocidade de Mach 0,85 e uma altitude de 41.000 pés, utilizando uma mistura de combustíveis sustentáveis e convencionais.

Mark Burns, presidente da Gulfstream, comemorou a conquista: “A conclusão do primeiro voo representa um marco significativo para o G400. Isso demonstra mais uma vez a maturidade dos novos programas de aeronaves da Gulfstream e as vantagens criadas pelas semelhanças intencionalmente projetadas que compartilhamos em nossa frota de próxima geração.”

O modelo G400 estará disponível em configurações de cabine para nove, 11 ou 12 passageiros, oferecendo flexibilidade para atender diferentes necessidades de clientes. A família de jatos executivos de próxima geração da Gulfstream também inclui os modelos G500, G600, o jato G700 e o ultra-long-range G800.

A Gulfstream monta os jatos G500 e G600 em uma instalação em Savannah, que está preparada para fazer a transição do desenvolvimento do G400 para a produção.

A produção dos modelos G500 e G600 ocorre em duas linhas na instalação e, após a conclusão de uma expansão de 13.192 metros quadrados no ano passado, a empresa acrescentou uma terceira linha e mais espaço para a produção do G400, que está programado para ser entregue aos clientes no próximo ano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias