Início Aviação Executiva

Jatinho Gulfstream G280 bate recorde de volta ao mundo mais rápida em sua categoria

A fabricante de aeronaves Gulfstream, responsável por produzir alguns dos jatos executivos mais cobiçados do mundo, publicou em suas redes sociais a informação de que um dos seus produtos, o G280, da categoria Super Midsize, bateu um recorde de volta ao mundo.

A fabricante da aeronave publicou uma foto do grupo que voou na aeronave durante a quebra do recorde, destacando que “recordes são feitos para serem quebrados. A Gulfstream está orgulhosa de congratular o operador do G280 Saber Holding por quebrar o recorde anterior de volta ao mundo da categoria Super Midsize com uma média de velocidade de 801,41 km/h em um voo que durou 46 horas e 44 minutos”.

A viagem em questão foi realizada pela aeronave de matrícula N82PE que, segundo dados da plataforma de rastreamento de voos Flightradar24, decolou de Boise (EUA) em 23 de fevereiro, voou para Bermuda, Valência (Espanha), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Kuala Lumpur (Malásia), Tóquio (Japão), Kahului (Havaí, EUA). Em 27 de fevereiro, o jato finalmente ao mesmo aeroporto de origem.

Os jatos da categoria Super Midsize são compostos de 7 a 9 assentos, dependendo do tipo e configuração da aeronave. Em termos de desempenho, sua autonomia pode chegar a 6.200 quilômetros, ou 5 a 6 horas de voo, dependendo do número de passageiros a bordo.  

Na cabine, a altura varia entre 1,70m e 1,90m, permitindo que a maioria dos passageiros fique de pé. A capacidade de carga de cerca de 3,5 m3 em média oferece 40% a mais de espaço do que os Midsize Jets. Finalmente, esta categoria de jato permite a presença de um comissário para prestar serviço VIP a bordo.   

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.