Jatinho igual ao de Elon Musk estará em exposição no Brasil durante esta semana

Quem visitar a Labace, a maior feira de aviação executiva da América Latina, que acontece nesta semana em São Paulo, poderá ver de perto alguns dos mais modernos aviões de sua classe, inclusive o G650ER, um top de linha produzido pela Gulfstream, e modelo que tem no magnata Elon Musk um dos donos.

Segundo dados da fabricante, até hoje mais de 480 unidades do G650 e G650ER estão atualmente em serviço.

O modelo detém o recorde de velocidade do voo mais rápido da história da aviação executiva, voando de Cingapura para Tucson, Arizona – 8.379 milhas náuticas ou 15.518 quilômetros – em 15 horas e 23 minutos a uma velocidade média de Mach 0,85.

O jatinho de Musk

Em 2016, Musk comprou o Gulfstream G650ER, aeronave produzida nos Estados Unidos e favorita de muitos multimilionários, incluindo o astro do futebol Cristiano Ronaldo e o fundador da Amazon, Jeff Bezos.

Mais do que uma ferramenta de trabalho, o jato do CEO da Tesla também é um instrumento de lazer e ele defende que é um dos seus poucos luxos de verdade. Isso porque o bilionário já declarou numa entrevista a Chris Anderson, na Conferência TED, que não gasta bilhões de dólares por ano em consumo pessoal, mas que o jato é uma exceção ao seu estilo de vida frugal (se comparado ao de outros bilionários).

Foto: Gulfstream

Custo

O uso do jato normalmente gera milhões de dólares em custos operacionais. Uma hora voando no G650ER custa em média US$ 3.662, de acordo com o Corporate Jet Investor. Por dentro, o avião de 30 metros de comprimento tem um interior personalizável. Não há fotos do interior do avião de Musk disponíveis na internet, mas um leiaute típico teria uma cozinha dianteira e quatro áreas de estar. 

Um tour virtual, disponibilizado pela fabricante da máquina mostra como poderia ser o interior do jato. No esquema apresentado, a cozinha tem dois compartimentos de armazenamento, um micro-ondas e um forno de convecção. Uma tela sensível ao toque controla partes do avião e está embutida na parede frontal da cozinha.

Foto: Gulfstream

Nesse design, o jato tem quatro áreas de estar. A cabine principal é composta por 10 lugares e um sofá. O interior da cabine é projetado com bancos de couro claro contrastantes e móveis de madeira. Os assentos têm apoio para os pés e podem ser parcialmente reclinados.

O avião tem 16 janelas ovais, que a Gulfstream diz serem as maiores da aviação executiva. Existem vários compartimentos na lateral do avião, incluindo mesas dobráveis. Um compartimento de armazenamento com cinzeiro também está localizado ao lado dos assentos. O apoio de braço pode ser aberto para acessar vários controles, incluindo luzes do teto.

Atrás da cabine principal fica a cabine VIP, que possui uma porta deslizante para privacidade. No tour virtual da Gulfstream, o recinto está decorado com um um sofá e um assento, além de televisão. Não há chuveiros a bordo. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias