Início Acidentes e Incidentes

Jatinho do governo mexicano não consegue decolar, colide e pega fogo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um acidente aconteceu na tarde do domingo, 21 de fevereiro, no México, quando um jatinho Learjet da Força Aérea local se acidentou durante a decolagem.

Segundo informações do governo mexicano, o jato decolava de Xalapa, cidade que fica 280 km a oeste da capital. O avião é um Learjet 45XR de matrícula FAM3912 e estava com seis pessoas a bordo, sendo que todas faleceram no local.

Não se sabe ao certo o que ocorreu com a aeronave, mas o local da queda fica ao lado do aeroporto, e o vídeo abaixo mostra que o jato correu a pista de 1.700 metros de comprimento, mas não conseguiu sair do chão:

Nas imagens após o acidente é possível ver que a fuselagem e as asas ficaram completamente destruídas, sobrando apenas uma seção da parte traseira e uma pequena parte da frente, onde fica a cabine de comando.

Inclusive é possível ver, no vídeo do início desta matéria, bombeiros tentando abrir a porta dianteira e quebrar o para-brisa do jato, a fim de chegarem nos pilotos, que não sobreviveram. Uma investigação sobre o ocorrido já foi anunciada pelo governo mexicano.

O Learjet 45 é um dos mais populares jatos particulares do mundo, que ajudou a popularizar o segmento e se destaca por sua incrível performance. Recentemente a Bombardier, fabricante do modelo, anunciou o fim da fabricação deste icônico avião com o encerramento da produção do modelo 75, sucessor do 45:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile