Início Aviação Executiva

Jatinho que estava exposto em evento da FAB pertence a dono de antiga empresa aérea

O Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea, realizado em 21 de agosto, foi visitado por 60 mil pessoas, segundo números da FAB. Todo esse contingente pôde ver de perto várias aeronaves, incluindo um bonito jato executivo, cujo dono, apesar de não ser muito conhecido, tem forte ligação com a aviação.

A presença de um Gulfstream G450, um jato executivo de médio porte e com pintura distinta, chamou a atenção do público que esteve no evento. Com tanta gente no local, certamente a aeronave foi fotografada algumas dezenas de milhares de vezes. Por conta disso, leitores indagaram ao AEROIN sobre quem seria o dono da aeronave.

Com base em dados públicos, é possível identificar que a aeronave, de matrícula PP-WMS (msn 4113) foi fabricada em 2008 e tem como dono o Bradesco e está arrendado à WM Starostik Administradora De Bens, de propriedade de William Starostik Filho, empresário de Curitiba que já foi piloto de várias categorias automobilísticas.

Sua família é bastante conhecida do meio empresarial e seu avô administrava a Providência, maior fabricante de TNT no país, até 2006, quando foi comprada pelo fundo americano AIG Capital e por Nenê Constantino e seu filho Constantino Júnior, os mesmos que fundaram a GOL anos antes.

Mas o nome de William Starostik Filho também consta como um dos donos da RIO Cargo, antiga companhia aérea cargueira que, apesar do nome, tinha sede em Curitiba. A empresa aérea chegou a operar diversas aeronaves, sobretudo na Rede Postal Noturna (RPN) dos correios, mas já encerrou suas operações.

William, no entanto, segue com um negócio na aviação, agora no setor suporte, com sua empresa WS Engenharia e Manutenção de Aeronaves e uma representação da fabricante de aviões americana, Mooney. O empresário também conta com uma coleção particular de aviões antigos.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A