
Um jatinho de uso VIP da Força Aérea Americana (USAF) fez um voo bastante raro hoje, voando até a Rússia e ficando pouco tempo na capital russa. A aeronave é um jatinho Gulfstream V modificado para uso do alto escalão do governo americano, tanto de militares como civis, equipado com fontes de comunicação seguras e também medidas contra mísseis.
De matrícula 09-0525 e usando o código de chamada Special Air Mission 80, utilizado normalmente quando é feito o transporte de pessoal ligado à Casa Branca, seja de funcionários, comitiva de apoio ao presidente, seus familiares e até ex-presidentes.
O jato decolou da Base Aérea de Andrews, que fica na capital Washington D.C. e é utilizada como base dos aviões presidenciais dos EUA, e voou até Roterdã, nos Países Baixos, onde fez uma escala técnica e seguiu até o Aeroporto de Vnukovo, em Moscou.
É o primeiro voo de uma aeronave militar americana para a Rússia desde 2022, sendo que o último aconteceu pouco antes da invasão da Ucrânia comandada por Putin. O C-37B ficou apenas uma hora em solo e decolou de volta para Roterdã.
Aparentemente, o voo foi realizado para mais uma troca de prisioneiros, assim como foi feita dias atrás com outro jatinho, só que um Gulfstream civil, do modelo G650ER. Mais informações devem ser divulgadas em breve.
Our most tracked flight — after spending less than an hour on the ground in Moscow, a US Air Force C-37B is headed west again. https://t.co/HX0Slz8zey pic.twitter.com/arEBr934Ol
— Flightradar24 (@flightradar24) February 13, 2025