Início Acidentes e Incidentes

Jato aeromédico russo bate em montanha no Afeganistão e quatro sobrevivem

Um acidente na manhã deste domingo, 21 de janeiro, envolvendo um clássico jatinho executivo milagrosamente teve poucas fatalidades.

Imagem: Dassault Falcon

A aeronave envolvida foi um Dassault Falcon 10, um dos primeiros jatos executivos de sucesso no mundo. Inicialmente foi informado que a aeronave envolvida tinha a matrícula marroquina CN-TKN, mas depois foi esclarecido que ela havia sido transferida recentemente para um dono russo, onde recebeu o registro RA-09011.

Este jato atravessava o Afeganistão a caminho do Uzbequistão e procedente da Índia, como parte de uma longa viagem aeromédica que começou na Tailândia e tinha como destino final a Rússia.

Durante o percurso, um dos pilotos chegou a falar na frequência de controle de tráfego aéreo que tinha problemas e estava com pouco combustível, sendo que a aeronave teria colidido logo em seguida nas montanhas do Afeganistão.

A agência russa TASS informou que estavam a bordo 6 pessoas, sendo que 4 sobreviveram. Mais detalhes do acidente ainda estão sendo divulgados e esta reportagem será atualizada conforme.

Um vídeo do suposto local da queda tem circulado (não confirmado), onde é possível ver uma fumaça branca no fundo, mas também se tem barulhos de tiro de arma automática, o que tanto pode indicar um conflito entre o grupo terrorista Talibã que administra o Afeganistão, como também pode ser uma filmagem mais antiga de quando os EUA controlavam militarmente o país.

Sair da versão mobile