Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um caça Boeing F-15 Eagle teria interceptado um Airbus A310 iraniano na Síria, e passageiros do avião comercial ficaram feridos após uma manobra evasiva. Assim estão reportando as mídias do Oriente e do Ocidente.
O caso aconteceu no espaço aéreo da Síria, bem próximo da fronteira com Jordânia e Iraque. O avião comercial envolvido no incidente era um Airbus A310 da Mahan Air, empresa iraniana considerada apoiadora de terroristas pelo governo americano.
About the grave aerial incident implying #Iranian civilian plane over #Lebanon–#Syria territorial space:
— Joseph Bahout باحوط (@jobahout) July 23, 2020
Mahan Air (Flight 1152) #Tehran–#Beirut forced to suddenly change altitude after a fighter jet approached it dangerously.
Several passengers injured.pic.twitter.com/4wOwaLpduu
O A310 seguia de Teerã para Beirute, no Líbano, quando um F-15 (provavelmente modelo E Strike Eagle) interceptou o jato, o que teria forçado comandante do Airbus a fazer uma manobra evasiva e abrupta ou então o próprio equipamento anti-colisão o teria feito.
According to #CENTCOM, two #USAF F-15C pilots followed #mahanair #airbus A310 flight number 1152 travelling to#beirut ! #Cyprus #BREAKING #usaf #MiddleEast #iran #Israel #usanews #ایران #خبرخوان #خبرفوری #عاجل #عاجل_عاجل #usanews #سوريا #لبنان #الشرق_الأوسط #السعودية #العربية pic.twitter.com/gtKaNTE41D
— Sam Shahravi (@SamShahravi) July 23, 2020
Devido a esta manobra diversos passageiros teriam se machucado, inclusive um senhor que teria caído ao chão, pelas imagens e vídeos que circulam na internet.
Iranian media reporting a Mahan air passenger place was approached by fighter jets over Syria. Pilot lowered altitude, a number of passengers were reportedly injured. pic.twitter.com/fRQ7L1o6yZ
— AssedBaig (@AssedBaig) July 23, 2020
Segundo dados do FlightRadar24, o A310 de matrícula EP-MNF teve uma pequena variação de altitude e velocidade quando estava na tríplice fronteira, onde ocorreu o incidente.
O caça F-15 decolou da base de Muwaffaq Salti, na Jordânia, e provavelmente pertence ao 389th Fight Squadron. O comando central dos EUA confirmou que o caça F-15 interceptou o Airbus, mas que manteve uma distância segura.
Diversas pessoas apontaram o fato do perfil de voo do Airbus não ser muito diferente dos voos anteriores na mesma rota e com mesmo equipamento, exceto pela mudança repentina de altitude e curso.
[repost] A comparison between Mahan Air flight #IRM1152 by an Airbus A310 on 20 Feb 2020 (EP-MNX) and 27 Jun 2020 (EP-MNF).
— Gerjon | חריון (@Gerjon_) July 23, 2020
Descent rates are very similar.
Around 2020-07-23T16:13:58Z there’s a quick altitude difference of 275 ft. Normal? I don’t know. We see many of ±25 ft👇🏻 pic.twitter.com/4tIzMz3gu0
O Irã, por sua vez, reclamou do que chamou de “agressão” e afirmou que irá protestar contra os EUA, acusando o país de terrorismo.
O A310 pousou normalmente e os passageiros foram atendidos em hospitais de Beirute, sendo que nenhum deles foi considerado em estado grave. Nenhum dano foi detectado na aeronave, que prosseguiu depois de volta para Teerã.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.