Início Aviação Militar

Jato Boeing E-6B que se comunica com submarinos americanos conclui modernização

A Marinha dos EUA aceitou a atualização de seu primeiro E-6B Boeing Mercury como parte de um contrato de US$ 111 milhões celebrado com a Northrop Grumman. A entrega ocorreu em Lake Charles, na Louisiana, após 12 meses de modernização que tornam a aeronave compatível com o novo padrão Block II.

A renovação deu-se graças às “melhorias de processos” implementadas pela Northrop que abrangem engenharia, programação, gerenciamento e produção. Até 2027 a empresa deverá atualizar “múltiplas” aeronaves do mesmo modelo. A Marinha americana tem atualmente 16 jatos do modelo.

O jato E-6B, derivado do 707, possui grandes funções de comando, controle e comunicação. Sua principal missão é permitir que as lideranças políticas norte-americanas possam se comunicar com submarinos de mísseis balísticos durante uma crise. Além disso, a aeronave também é conhecida pela sigla TACAMO, na jargão militar “Take Charge and Move Out”.

Segundo o vice-gerente do programa E-6B, a entrega é “uma conquista monumental” que entregará recursos aprimorados à Frota Aérea da Marinha para “executar com sucesso suas missões críticas“.

Um segundo exemplar do E-6B já se encontra passando pelo processo de atualização junto à Northrop Grumman.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile