A aeronave de passageiros chinesa COMAC ARJ21, alcançou um marco importante ao transportar mais de 10 milhões de passageiros desde o início de suas operações. O ARJ21 atingiu essa marca em um voo da China Southern Airlines.
Como informa o Aviacionline, o passageiro de número 10 milhões desfrutou de um voo entre Guangzhou e Jieyang, a bordo da aeronave registrada como B-91A0. Essa aeronave foi entregue à China Southern Airlines em 16 de maio e começou a operar em 21 de maio.
Até o momento, a COMAC entregou 117 aeronaves ARJ21, que estão operando em mais de 400 rotas na China e em várias partes da Ásia.
A frota da China Southern Airlines inclui 23 aeronaves ARJ21, cada uma com capacidade para transportar 90 passageiros. Além disso, há um pedido de 330 aeronaves do modelo, com 20 opções adicionais. Em outubro do ano passado, a COMAC entregou as duas primeiras aeronaves ARJ21 convertidas em cargueiros.
Desenvolvido pela Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC), o ARJ21 é um jato regional projetado para cobrir rotas de curto e médio alcance. Introduzido em serviço em 2016 com a Chengdu Airlines, o ARJ21 foi a primeira aeronave de passageiros desenvolvida de forma independente na China e apresenta semelhanças estéticas com o Boeing 717.
O ARJ21 pode acomodar até 90 passageiros em uma configuração típica de duas classes. Ele foi projetado para atender rotas regionais e fornecer conectividade em áreas com menor densidade populacional, tendo um alcance de 3.700 quilômetros.
Apesar dos desafios iniciais, como atrasos no desenvolvimento e certificação, o ARJ21 representa um marco importante na indústria de aviação chinesa. Sua entrada em serviço marcou um passo significativo em direção à autonomia na fabricação de aeronaves comerciais para a China, complementando os esforços contínuos do país para se estabelecer como participante importante no mercado aeroespacial global.