Início Acidentes e Incidentes

Jato da American foi autorizado a pousar enquanto avião da Air Canada ainda estava na mesma pista

Foto por Martin Kulcsar, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Na noite de terça-feira (7), o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) anunciou que abriu uma investigação sobre mais um incidente de conflito de tráfego aéreo, que se soma a uma sequência de casos semelhantes e que acenderam os alertas das autoridades americanas.

Desta vez, o caso envolveu um Boeing 737 da American Airlines recebendo autorização para pousar ao mesmo tempo que um Airbus A321 da Air Canada Rouge recebia a luz verde para decolar da mesma pista no Aeroporto Internacional Sarasota-Bradenton, na Flórida.

De acordo com o NTSB, os pilotos do Boeing 737, que tinham recebido aprovação para pouso, iniciaram uma arremetida quando perceberam que poderiam entrar em conflito com o avião da Air Canada Rouge. Pelo padrão do controle de tráfego, um avião somente pode receber a autorização de pouso quando a pista estiver livre para ele.

O NTSB diz que levará cerca de duas a três semanas para divulgar mais detalhes sobre o incidente.

O incidente ocorreu após uma série de casos semelhantes. Em outro evento similar, um Embraer 175 da Skywest iniciou a decolagem da mesma pista em que um CRJ9 da Mesa Airlines estava tentando pousar, mas os pilotos da Mesa realizaram uma arremetida. Em outro incidente, um Boeing 777 da United Airlines, que acabara de pousar em Honolulu, cruzou acidentalmente o caminho de um pequeno Cessna que estava pousando em uma pista próxima.

O NTSB também está investigando um quase acidente entre um avião cargueiro da FedEx e um Boeing 737 da Southwest Airlines no aeroporto de Austin, no Texas. Os pilotos do avião da Southwest receberam autorização para decolar enquanto o Boeing 767 da FedEx estava pousando na mesma pista sob baixa visibilidade. O alerta de proximidade soou e o jato da FedEx arremeteu, mas os aviões chegaram a 300 metros um do outro.

Os incidentes recentes de aviação estão recebendo uma atenção intensa e o NTSB está trabalhando para descobrir as causas de cada um. Espera-se que mais detalhes sobre os incidentes sejam divulgados nos próximos dias.

Rastreamento do voo: FlightRadar24 via JACDEC
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile