
A companhia suíça Helvetic Airways anuncia que estreou hoje, 8 de julho, seu primeiro jato brasileiro Embraer E195-E2 em operações comerciais, e já o posicionou para ser o responsável por inaugurar sua mais nova base no único aeroporto binacional do mundo.
Como acompanhamos pouco mais de 10 dias atrás, a empresa aérea europeia recebeu da Embraer no final de junho o 1º exemplar de sua encomenda de quatro jatos E195-E2. O E-Jet de nova geração, de matrícula HB-AZI, chegou a Zurique no dia 25, e, desde então, havia feito alguns voos não comerciais.
Hoje, no entanto, a Helvetic Airways informa que fez a estreia comercial do jato em um voo de Zurique até Bern, e depois até Basel, cidade conhecida em português como Basileia, que fica na fronteira da Suíça com a França e com a Alemanha.
Today we officially celebrate the first commercial flight of our brand new HB-AZI. The flight 2L195 will connect Zurich Airport to Bern-Belp Airport. We'll then position our aircraft @euroairportcom this afternoon and open our new base there. Follow us on @flightradar24. pic.twitter.com/K3pqD0yEAa
— Helvetic Airways (@helvetic_en) July 8, 2021
O curto voo entre Bern e Basel durou apenas 20 minutos, conforme registrado pela plataforma RadarBox de rastreamento de voos:

E é nesta cidade fronteiriça, ou melhor, na comunidade francesa de Saint-Louis logo do outro lado da fronteira, que se localiza o EuroAirport, o único aeroporto no mundo administrado conjuntamente por dois países, a França e a Suíça, por uma convenção internacional de 1949.
O aeroporto EuroAirport Basel Mulhouse Freiburg fica a 3,5 km a noroeste da cidade suíça de Basel, a 20 km a sudeste da francesa Mulhouse e a 46 km ao sul-sudoeste da alemã Freiburg im Breisgau.

A Helvetic Airways posicionará duas aeronaves de sua frota de E-Jet da Embraer no EuroAirport, sendo o primeiro o HB-AZI que hoje por lá chegou. A nova operação da companhia no único aeroporto binacional do mundo será para voos de finais de semana para a ilha grega de Santorini, para a cidade espanhola de Jerez e para Larnaca, no Chipre.
“A chegada da Helvetic Airways traz novos destinos de lazer atraentes para a gama de serviços aéreos de nosso EuroAirport, que serão servidos com aeronaves de nova geração mais silenciosas e com baixo consumo de combustível”, disse o Diretor do EuroAirport, Matthias Suhr.
A empresa aérea, entretanto, não especificou qual será o modelo da segunda aeronave que será baseada em Basel. Além do HB-AZI, também já chegou a Zurique, no dia 1º de julho, o HB-AZJ, segundo E195-E2 da frota.
Além deles, a Helvetic tem mais 12 aviões Embraer, sendo oito E190-E2 e quatro E190 da geração anterior.