Jato Embraer ERJ-145 da Cruz Vermelha participa de processo de troca de prisioneiros no Iêmen

Foto: ICRC

Um jato Embraer ERJ-145 da Cruz Vermelha Internacional decolou no sábado (15) com um grupo de rebeldes Houthi capturados pelo Governo do Iêmen. O trajeto começou no aeroporto da cidade de Abha, no sudoeste saudita, com destino à capital do Iêmen. O anúncio foi feito no Twitter pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC).

“Nosso avião com prisioneiros libertados, acompanhados pela equipe do ICRC, deixou Abha, na Arábia Saudita, esta manhã e está indo para Sana’a”, disse a entidade. A aeronave usada tem matrícula 5Y-RAY e pertence à Aircraft Leasing Services, sendo alugada para a ONU e a Cruz Vermelha. 

No dia anterior, mais de 300 pessoas que estavam em cativeiro foram transferidas entre si pelas partes em conflito no Iêmen durante uma operação de troca de três dias iniciada na sexta-feira. O processo ocorre sob o patrocínio da ICRC. Segundo a ONU, no total, as partes entregarão 887 pessoas entre si: os Houthis libertarão 181 prisioneiros, o governo do Iêmen outros 706 Houthis.

Como anunciou anteriormente o ministro do Interior do Iêmen, Ibrahim Ali Ahmed Haydan, todos os prisioneiros mantidos pelas partes em conflito no Iêmen serão trocados até o fim do jejum sagrado dos muçulmanos no mês do Ramadã e na Festa da Conversa (Eid al-Fitr, Eid al-Fitr), que este ano acontece em 21 de abril.

Ele observou que o processo de troca entre as autoridades oficiais do Iêmen e os Houthis, que começou na sexta-feira, “é uma das maiores trocas de prisioneiros em todos os anos do conflito inter-iemenita”. Segundo o ministro, “após a conclusão do intercâmbio, as partes terão mais entendimento mútuo e vontade de dar continuidade ao processo de paz”.

No Iêmen, desde agosto de 2014, continua o confronto entre as forças do governo e as formações armadas dos rebeldes Houthis. Essa entrou em sua fase mais ativa com a invasão do país em março de 2015 por uma coalizão liderada pela Arábia Saudita, que apoia o Governo do Iêmen. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias