Jato Embraer faz pouso rápido sem flaps e é seguido pelos bombeiros

Uma cena incomum chamou a atenção no Aeroporto de Chicago, quando um jato regional fabricado pela Embraer pousou sem flaps e foi acompanhado pelos bombeiros.

Cena do vídeo que você vê logo abaixo

O flagra foi compartilhado pelo canal The Curious Spotter, que faz transmissões ao vivo no Aeroporto O’Hare, em Chicago. Um jato Embraer E175 estava se aproximando ao aeroporto procedente da capital Washington, mas um detalhe chamou a atenção: a falta dos flaps estendidos.

Os flaps são dispositivos que permitem sustentação extra nas asas quando acionados durante a decolagem e pouso. Eles permitem que o avião saia do chão ou pouse em velocidades menores, assim como em distâncias reduzidas.

Segundo dados do canal, o E175 pousou com velocidade próxima de 169 nós (312km/h), que seria, em média, 41% maior do que outros jatos do mesmo modelo, que foram registrados pousando com cerca de 120 nós (222km/h) de velocidade.

Ainda não há detalhes a respeito, mas esta velocidade maior foi provavelmente escolhida pelos pilotos devido a algum problema que impediu o acionamento dos flaps, como uma pane hidráulica, por exemplo. Por precaução, o serviço de bombeiros de aerodrómo de Chicago ficou de prontidão para agir, caso o avião saísse da pista.

Felizmente tudo ocorreu normalmente, conforme o esperado. Pelas imagens, nota-se que ainda teria sobrado em torno de 1/4 da pista 28C/10C, que tem 3.292 metros de comprimento.

Uma comparação de um pouso de outro avião E175 na mesma pista e dia foi feita, confira o vídeo completo:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias