Jato Embraer perde o controle e fica destruído ao cair pouco após decolar nos EUA

Os destroços da aeronave, em cena de um dos vídeos apresentados nessa matéria

Um jato executivo fabricado pela Embraer acidentou-se nessa segunda-feira, 2 de janeiro, instantes após decolar de um aeroporto nos Estados Unidos, matando o piloto e deixando outras três pessoas feridas, uma delas em estado crítico.

A gravação das comunicações da frequência de controle de tráfego aéreo mostram que as últimas mensagens antes do acidente foram sobre a autorização de decolagem, e depois já é possível ouvir o controlador de tráfego aéreo solicitando que as equipes de emergência atendessem à ocorrência:

De acordo com a mídia norte-americana, Brian Torgersen, diretor do aeroporto, afirmou que o local deveria permanecer fechado até o meio-dia dessa terça-feira, para que as autoridades – National Transportation Safety Board (NTSB) e Federal Aviation Administration (FAA) – investigassem a ocorrência.

Torgersen disse que o avião baseado em Provo caiu imediatamente após a decolagem, por volta das 11h35 da segunda-feira. Ele disse que uma pessoa morreu, outra foi levada ao hospital em estado crítico e outras duas pessoas a bordo sofreram ferimentos leves.

“Há destroços espalhados pelo campo de aviação que devem ser deixados no local até que a investigação seja realizada”, disse Torgersen.

Ele ainda disse que a aeronave só chegou a cerca de 3 metros de altura antes do acidente: “Ninguém sabe o que aconteceu. Imediatamente após a decolagem, ocorreu algo que fez com que a aeronave perdesse o controle.”

A pessoa em estado crítico seria outro piloto, enquanto as outras duas seriam passageiros, segundo as informações das mídias americanas.

Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que a aeronave que correu pela pista do aeroporto de Provo às 11h35 da manhã da segunda-feira foi a registrada sob a matrícula N555NR, um Embraer EMB-505, modelo comercialmente conhecido como Phenom 300.

O último voo do N555NR captado pelas plataformas havia sido em 23 de dezembro.

O Embraer Phenom 300 é um modelo de grande sucesso mundial, mantendo-se por anos como o jato executivo mais entregue do mundo em sua categoria.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Pouso estranho visto da cabine levanta comentários de outros pilotos nas...

0
Uma aterrissagem incomum vista desde a cabine de um jato Airbus A320 está sendo compartilhada e comentada por pilotos nas mídias sociais