Um jato executivo do modelo EMB-500 (Phenom 100), fabricado pela Embraer, caiu em um barranco na manhã desta terça-feira, 14 de dezembro, após o piloto não conseguir parar a aeronave na pista.
O incidente aconteceu no Aeroporto Luís Alberto Lehr, em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, conforme mostrou em vídeo o Portal Plural:
Segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave de matrícula PR-TDV é operada pela Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos e estava em condições normais de aeronavegabilidade, ou seja, com manutenção e documentação regulares.
Segundo a própria empresa, estavam a bordo o piloto e mais dois passageiros, e todos passam bem, tendo havido danos apenas materiais.
Em nota, divulgada pelo g1, a Dimed comenta o seguinte sobre a ocorrência:
“O Grupo Dimed informa que, por volta das 8h40 desta terça-feira (14), uma aeronave executiva de pequeno porte da empresa derrapou e saiu da pista do Aeroporto de Santa Rosa (RS) durante o pouso. O piloto e os dois passageiros não se feriram e todos passam bem. Houve apenas danos materiais. As autoridades competentes foram comunicadas e a empresa trabalha na apuração das causas do episódio.“
O Aeroporto de Santa Rosa, de códigos SRA/SSZR, possui uma pista com cabeceiras 07/25, de asfalto e com 1.200 metros de comprimento. Recebe voos regulares da Azul Conecta, com três operações por semana em ligações com Porto Alegre.
Atualização: uma câmera de vigilância do aeroporto captou o momento do incidente. Clique aqui para acessar.
A título de curiosidade, para se ter uma noção de como é o local, o vídeo a seguir mostra um avião decolando do Aeroporto de Santa Rosa em 2019: