Jato Embraer Phenom 300 é visto voando ao lado do novíssimo Gulfstream G700

Os dois jatos executivos, em cena do vídeo apresentado abaixo

Um curioso vídeo publicado na última quarta-feira, 28 de setembro, mostra uma bela cena de um jato Phenom 300, fabricado pela brasileira Embraer, voando bem ao lado do novíssimo Gulfstream G700, um dos mais modernos e luxuosos jatos executivos do mundo.

Tão novo que ainda está em processo de certificação, de maneira que o jato visto na gravação a seguir é um dos dois únicos G700 de produção que a Gulfstream já colocou em voo para os ensaios do processo de certificação:

Como visto no vídeo acima, o G700 está aproximando no Aeroporto Internacional de Bellingham, nos Estados Unidos, enquanto o jato Embraer Phenom 300 o acompanha bem ao lado, e depois este segue voando enquanto o Gulfstream completa o pouso.

O avião de fabricação brasileira na bonita cena é relativamente conhecido no meio aeronáutico, tendo inclusive virado assunto de uma matéria aqui no AEROIN, envolvendo um porta-aviões e o filme “Top Gun: Maverick”.

Trata-se de uma empresa de gravações aéreas para filmes, peças publicitárias e afins. O próprio aeroporto de Billingham, ao publicar a gravação, comentou:

“As equipes de filmagem estão no local capturando um Gulfstream 700. Além dos jatos mostrados aqui, um helicóptero também faz parte da equipe. As filmagens continuarão na área até sexta-feira.”

O responsável pelas gravações aéreas com o Phenom 300 é o piloto Kevin LaRosa, e o jato possui adaptação em que uma câmera foi instalada em seu nariz:

Imagem: Kevin LaRosa

Uma pessoa que mora nas imediações do aeroporto também compartilhou uma imagem dos dois aviões voando juntos sobre a cidade:

A Gulfstream anunciou no dia 8 de setembro que começou a voar com a segunda aeronave de teste de produção Gulfstream G700 totalmente equipada. A aeronave se junta ao primeiro G700 equipado, que já estabeleceu oito recordes internacionais de velocidade em pares de cidades e foi premiado com o International Yacht & Aviation Award de 2022 na categoria Private Jet Design.

Na semana passada, a fabricante também anunciou que os novos motores Rolls-Royce Pearl 700 para o Gulfstream G700 e o Gulfstream G800 de alcance ultralongo conquistaram a certificação da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA).

O G700 tem alcance de 11.853 quilômetros em seu cruzeiro de alta velocidade de Mach 0,90, ou 13.890 km em seu cruzeiro de longo alcance de Mach 0,85. Por sua vez, o G800 possui alcance de 12.964 km a Mach 0,90 e 14.816 km a Mach 0,85, o maior alcance da indústria de aviação executiva.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias