Um jato executivo terminou danificado neste domingo, 7 de agosto, durante uma ocorrência ao pousar no Aeródromo Nacional de Aviação (SBNV), um local voltado à aviação geral localizado a cerca de 14 km a noroeste do centro de Goiânia.
Conforme as imagens e vídeos ao longo desta matéria, enviados ao AEROIN por diversos leitores, o equipamento envolvido é um 1124 Westwind, modelo produzido pela israelense IAI entre 1965 e 1987.
O jato executivo bimotor pousou pouco antes do meio-dia deste domingo, pela cabeceira 32 da pista do aeródromo, que conta com 1.100 metros de comprimento por 20 de largura, mas atingiu um muro ao lado de um hangar nas proximidades da cabeceira oposta.
Trata-se do avião registrado sob a matrícula PR-OMX. Dados da plataforma RadarBox de rastreamento online mostram que o Westwind partiu do próprio SBNV cerca de 40 minutos antes, fez um voo apenas nas proximidades de Goiânia, em que atingiu até 34 mil pés, e retornou, o que parece um voo típico de verificação após intervenção de manutenção, embora ainda não haja nenhuma confirmação oficial a respeito.
Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), consultado neste domingo pela AEROIN, o PR-OMX era um dos únicos três exemplares do modelo 1124/1124A em operação no Brasil.
Também segundo o RAB, este avião pertence à empresa Brasil Vida Táxi Aéreo. Ele estava até hoje em situação normal de aeronavegabilidade (ou seja, manutenção e documentação em conformidade com a regulamentação) e aprovado para uso em operações de táxi aéreo.
A mesma Brasil Vida Táxi Aéreo infelizmente teve outro Westwind, de matrícula PR-BVB, danificado em setembro passado, em um acidente de excursão de pista também em Goiânia, porém, no Aeroporto Santa Genoveva (SBGO). A aeronave segue fora de operação até o presente.
Até a publicação desta matéria, havia apenas informações preliminares de que estavam a bordo somente os dois pilotos e que nenhum deles se feriu na ocorrência. O AEROIN trará atualizações conforme mais detalhes se tornarem conhecidos.