Um grave incidente foi registrado recentemente, no qual um Airbus A320 precisou abortar sua decolagem após ela invadir a pista e quase causar um acidente gravíssimo.
O caso aconteceu no último dia 2 de julho, no Aeroporto Internacional de Genebra, Suíça, quando o Airbus A320 registrado sob a matrícula HB-JXI, da companhia aérea EasyJet Switzerland, estava decolando rumo a Málaga, na Espanha.
A aeronave se posicionou na cabeceira da pista 22 do aeroporto em questão e, após autorização do controlador de tráfego aéreo, iniciou a corrida de decolagem. Mas, em determinado momento, com mais de 88 nós (162 km/h) na corrida de pista, os pilotos iniciaram a rejeição de decolagem.
O motivo da rejeição, segundo mostram os dados do The Aviation Herald, foi a entrada de um jato executivo Learjet na pista quando se deslocava pela taxiway Yankee (via de taxiamento Y). Ainda segundo o relato, o Airbus desacelerou e conseguiu parar já muito próximo ao Learjet, porém sem entrar contato com o jatinho.
Um observador que estava próximo acompanhando as operações disse que o Airbus parou a aproximadamente seis metros do Learjet, após ele ter cometido a incursão na pista através da interseção Y2.
Após a ocorrência, a tripulação e a aeronave foram substituídas, e um outro Airbus A320 registrado sob a matrícula HB-JZY realizou o voo até a Espanha com cerca de 4 horas e 50 minutos de atraso.
O HB-JXI envolvido no incidente ficou em solo e retornou às operações após 9 horas desde a rejeição da decolagem. Já o Learjet decolou após 15 minutos da ocorrência.
Abaixo, é possível observar a carta do Aeroporto Internacional de Genebra e a posição da taxiway Y onde o Learjet fez a incursão enquanto o A320 estava na corrida para decolar.
O Conselho Suíço de Investigação de Segurança em Transporte classificou a ocorrência como um ‘incidente grave’ e iniciou as investigações, descrevendo como “Incursão na pista 22 na taxiway Y2: Presença prematura de um Learjet 40 na área protegida da pista 22 na qual um Airbus A320 estava na rolagem de decolagem.”
Leia mais: