Jato Gulfstream G700 troca 25°C por -38°C de temperatura para fazer testes de clima congelante

Foto de Frank Reardon via Twitter

O frio dos últimos dias em Iqaluit, no norte do Canadá, tem movimentado o aeroporto local com voos e testes das maiores fabricantes de aeronaves do mundo. Na semana passada, a Airbus enviou um protótipo do A321 XLR para provas no clima congelante. Agora, nesta semana, é a vez da Gulfstream enviar um avião para análise, no caso o modelo G700.

Como mostram as fotos feitas por Frank Reardon, publicadas em seu perfil no Twitter, a aeronave de testes com matrícula N705GD voou de Savannah, na Georgia (EUA), para Iqaluit, trocando uma temperatura de 25°C por uma de -38°C e muito vento.

A expectativa é que a Gulfstream realize testes em clima frio para o jato executivo de longo alcance. Apesar das condições climáticas brutais, essas aeronaves são projetadas para apresentarem um bom desempenho e, assim, garantir a segurança do voo.

De fato, um equipamento apenas é homologado quando satisfizer todas as condições de certificação, que inclui testes de estresse. Na imagem abaixo, do Radarbox, é possível ver o trajeto feito pela aeronave em 28 de fevereiro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias