Jato Learjet 75 perde a asa inteira em acidente nos Estados Unidos

Um jato executivo Learjet 75 sofreu um acidente nos Estados Unidos ao pousar neste final de semana, no qual toda a estrutura da asa foi completamente separada da fuselagem.

A ocorrência foi registrada no final da manhã do sábado, 2 de abril, às 11h19 (15h19 UTC), na pista 23 do Aeroporto Municipal de Morristown, no estado de New Jersey.

O avião sofreu uma excursão de pista durante o pouso, e apesar dos severos danos vistos nas imagens, incluindo a ruptura dos pontos de fixação da asa com a fuselagem, todas as quatro pessoas a bordo saíram em segurança.

Segundo o registro de rastreamento online da plataforma ADS-B Exchange, o Learjet 75 envolvido é o registrado sob a matrícula N877W, um exemplar fabricado em 2014, e ele saiu da pista com velocidade acima de 70 nós (130 km/h).

Imagem: ADS-B Exchange

Boletins meteorológicos (METAR) dos horários próximos ao do acidente indicavam vento de través pela direita, com rajadas de até 14 nós (26 km/h):

METAR
KMMU 021525Z 32006G14KT 10SM FEW250 07/M05 A3011
KMMU 021500Z 36009G14KT 10SM FEW250 06/M04 A3012

O departamento de polícia de Morristown emitiu o seguinte comunicado sobre o caso:

“Nesta manhã, aproximadamente às 11h20, os Departamentos de Polícia e Bombeiros de Morristown foram despachados para o Aeroporto Municipal de Morristown devido a um reporte de uma aeroanve que saiu da pista durante o pouso.

Ao chegarem, as equipes de emergência determinaram que a aeronave chegando ao Aeroporto Municipal de Morristown saiu da pista 23 quando pousou e parou na área de segurança da pista.

A aeronave era ocupada por 4 pessoas no momento do incidente. Todas as pessoas a bordo da aeronave foram capazes de evacuar com segurança e não houve reporte de ferimentos.

A aeronave, identificada como um jato leve fabricado pela Learjet, viajou do Aeroporto Executivo do Condado de Fulton, na Geórgia, para o Aeroporto Municipal de Morristown. Ela sofreu danos significativos durante o pouso na pista e levou ao fechamento do aeroporto.

No momento da publicação deste comunicado, o Aeroporto Municipal de Morristown permanece fechado aguardando investigação e remoção da aeronave.

Essa ocorrência está sendo investigada pelo Escritório Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB). Qualquer informação subsequente a respeito desse incidente será emitida pelo NTSB em conformidade com seus protocolos.”

O aeroporto voltou a registrar operações de pousos e decolagens na manhã deste domingo, 3 de abril.

Até o momento da publicação desta matéria, não eram conhecidas informações adicionais, como declarações do piloto ou de testemunhas, sobre o que teria acontecido.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias