Jato presidencial Boeing 737 bate cauda no chão ao partir durante a COP26

Uma decolagem durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) foi conturbada para um jato presidencial Boeing 737.

Cena do vídeo que você vê logo abaixo

A conferência, que tem sido o principal holofote da imprensa mundial nos últimos dias por reunir líderes de praticamente todos os países do mundo, também se tornou um encontro de jato executivos, principalmente os pertencentes aos governos.

Um deles é o jato 737-900BBJ (Boeing Business Jet) do governo do Kuwait, que acabou sofrendo um incidente na decolagem, já que o nariz se elevou de maneira mais intensa e mais rápida do que o adequado, o que ocasionou o contato da cauda da aeronave com o solo, o chamado “tail-strike”.

A cena foi gravada em vídeo pelo spotter local Daniel Sender, que filmava jatos decolando de Glasgow, na Escócia, onde a conferência COP26 aconteceu. O jato tinha deixado as autoridades do Kuwait e estava seguindo no dia 31 de outubro para Birmingham, na Inglaterra, para ficar estacionado, já que o volume de voos em Glasgow foi tão grande que o aeroporto local não conseguiu espaço para todo mundo.

Apesar do incidente, a aeronave continuou seu voo normalmente para Birmingham, tendo voltado depois para Glasgow para buscar os dignatários, que seguiram para o Kuwait, como mostram os dados da plataforma de rastreamento de voo RadarBox.

O 737-900BBJ retornando ao Kuwait após a COP26 – Imagem: RadarBox

Veja abaixo o vídeo do incidente na íntegra:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias