Jato russo que saiu da pista por erro de cálculo vai à leilão por uma bagatela

Um jato comercial russo, que acabou saindo da pista num acidente em 2018, está sendo leiloado por um preço bem abaixo do mercado.

Divulgação – Comitê de Investigação de Acidentes Aéreos da Rússia

O caso aconteceu em outubro de 2018, quando um jato russo Sukhoi Superjet 100 (ou simplesmente SSJ100) saiu da pista após pousar no Aeroporto de Yakutsk, na região oriental da Rússia. A bordo estavam 87 passageiros e 5 tripulantes, sendo que vários destes sofreram ferimentos leves em decorrência do impacto que a aeronave sofreu após sair da pista.

Investigações revelaram que foi feito um cálculo errôneo do coeficiente de freio, já que a pista estava molhada e com uma parte em obras, reduzindo a área disponível para pouso e prejudicando a frenagem. Além disso, os pilotos pousaram com um reverso inoperante, situação que deveria ter sido considerada nos cálculos.

Outro ponto que chamou a atenção foi o fato da tripulação do voo ter sido informada erroneamente que a pista estava seca e com uma aderência maior.

Com tantos erros, o incidente tornou-se rapidamente uma realidade.

Com a saída da pista, o trem de pouso principal da aeronave colapsou e parte da cauda atingiu o chão. Os danos foram tão extensos que se tornaram inviáveis para o reparo na empresa aérea.

Eis que agora o jato está a leilão por uma verdadeira bagatela: apenas 77.248.334 de rublos, equivalentes a R$ 5,89 milhões de reais na cotação atual. Um jato novo na época do acidente era cotado em R$ 182 milhões de reais.

O motivo do preço “tão baixo” deve-se ao fato de que o avião não pode mais voar, além de já ter dez anos de idade. Outro motivo pelo preço baixo é o que o avião está guardado em local aberto, exposto à natureza como é possível ver no anúncio. Há de se considerar que, na verdade, o maior valor não está no casco, mas nos motores e equipamentos internos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias