Jato tem pane ao pousar em Congonhas e paralisa o aeroporto

Voos desviando por não poderem pousar em Congonhas – Imagem: FlightRadar24

Alguns aviões precisaram abortar sua aproximação ao Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, nesta tarde de quarta-feira, 4 de maio, depois que um jato executivo teve um problema ao pousar.

Como mostraram as cenas captadas pela transmissão ao vivo do canal Golf Oscar Romeo, parceiro do AEROIN no YouTube, um Gulfstream G450 pousou pela cabeceira 35L do aeroporto paulistano às 14h04, mas os pilotos não puderam manobrá-lo para fora da área de segurança da pista.

Conforme foi possível ouvir na frequência de comunicação que acompanha as imagens da câmera, o piloto explicou à controladora de tráfego aéreo que ficou sem “steering”, ou seja, o sistema de controle do trem de pouso de nariz parou de funcionar.

O piloto ainda informou que estava tentando movimentar o jato executivo o máximo que podia. Mas a aeronave não ficou longe o suficiente para permitir a continuidade das operações.

Com isso, três voos da Latam que pousariam logo após o G450 não puderam seguir na aproximação. O voo LA-3103 desviou para São José dos Campos (SP), o voo LA-3919 aguardou e pousou após a liberação da pista e o voo LA-3619 desviou para Campinas (SP).

Um dos aviões da Latam desviando para São José dos Campos – Imagem: RadarBox
Um dos aviões da Latam desviando para Campinas – Imagem: RadarBox
O avião que conseguiu pousar após a reabertura – Imagem: RadarBox

A Latam comentou sobre a situação de seus voos:

A Latam Airlines Brasil informa que, devido ao fechamento temporário da pista para pouso no aeroporto de São Paulo/Congonhas na tarde desta quarta-feira (4/5), 3 voos da companhia com destino ao terminal foram impactados.

O voo LA3103 (Goiânia-São Paulo/Congonhas), que deveria pousar às 14h27, alternou para São José dos Campos, voltou para o seu destino e pousou às 16h10. O voo LA3919 (Rio de Janeiro/Santos Dumont-São Paulo/Congonhas), que deveria pousar às 14h05, aguardou a liberação da pista e pousou às 14h45. O voo LA3619 (Salvador-São Paulo/Congonhas), que deveria pousar às 14h40, alternou para Campinas/Viracopos, voltou para o seu destino e pousou às 16h09.

A LATAM esclarece que os passageiros impactados receberam toda a assistência necessária. Por fim, reitera que a segurança é um valor imprescindível e que, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.”

Após o pouso do Gulfstream às 14h04 e sua remoção através de um veículo de reboque, o próximo avião, um King Air F90, pousou às 14h22, dando início à normalização das operações.

O jato sendo rebocado no Aeroporto de Congonhas

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias