Jatos Embraer agora têm a companhia de um concorrente na frota da interCaribbean

Num movimento para fortalecer a sua posição na região do Caribe, a interCaribbean Airways introduziu uma aeronave Mitsubishi (anteriormente Bombardier) CRJ Série 700 sob um contrato de wet-leasing com a Cem-Air, sediada na África do Sul, informou o Aviacionline.

A aeronave, matrícula ZS-CMZ, tem 13,9 anos de história de serviço e foi originalmente fabricada em 2009 para a Euro-Asia Air no Cazaquistão. Foi aposentada em 2021 e posteriormente devolvida ao seu arrendador, a Regional One. Em janeiro de 2023, a Cem-Air tomou posse da aeronave.

Como parte de um novo acordo, a interCaribbean Airways recebeu o jato no dia 17 de setembro em sua base em Providenciales, em Turks e Caicos. Ao longo do trajeto entre a África do Sul e seu novo lar, a aeronave chegou a fazer uma escala em Fortaleza, no Ceará.

As operações mais recentes do CRJ 700 da InterCaribbean foram voos charter na região do Caribe.

Esta aeronave bimotor está configurada para acomodar 70 passageiros em uma disposição de assentos 2×2. A adição desta aeronave visa fornecer informações sobre sua possível adoção como complemento de curto prazo para sua frota Embraer ERJ 145 de 50 passageiros.

A companhia aérea caribenha está em processo de expansão de sua rede de destinos e modernização de sua frota, buscando ser uma importante operadora na região. Em junho de 2023, revelou seu plano de aquisição de sete aeronaves ATR 42-500 com capacidade para 48 passageiros. Com este investimento a InterCaribbean pretende substituir suas aeronaves Embraer EMB 120 até o final de 2023.

Atualmente, a InterCaribbean possui uma frota que inclui dez Embraer EMB-120, um ATR 42-500 e um ATR 72-500, este último adicionado recentemente. Também possui três Embraer ERJ 145, com um quarto a caminho, e dois Twin Otter DHC 6-200.

A empresa opera para 25 destinos em 17 países a partir de suas duas bases principais: Providenciales em Turks e Caicos , atendendo o norte e oeste do Caribe, e Bridgetown em Barbados, atendendo o leste do Caribe e a América do Sul. Além disso, possui uma pequena base em Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Controladores de tráfego aéreo brasileiros participam de curso imersivo na renomada...

0
O programa, elaborado sob medida para atender às necessidades específicas dos profissionais brasileiros, abordou disciplinas essenciais para