
Chegaram há pouco no Líbano os dois jatos Embraer da Força Aérea Brasileira (FAB) que foram enviados ao país com ajuda humanitária. A viagem durou pouco mais de 24 horas, tendo saído de Guarulhos e feito escalas em Fortaleza, Ilha do Sal e Valência antes de chegar ao aeroporto internacional Rafic Hariri, em Beirute, capital do Líbano, arrasada por uma enorme explosão de nitrato de amônio na semana passada.
O KC-390, cargueiro militar da Embraer, levou 6 toneladas de equipamentos e donativos arrecadados pela comunidade libanesa no Brasil. Já o Embraer E190 VC-2, que é um dos aviões de transporte VIP, levou a comitiva com políticos, assessores e militares, na qual vão, entre outros, Michel Temer e Paulo Skaf.
#MissãoLíbano 🇧🇷🇱🇧
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) August 13, 2020
Missão cumprida!
O KC-390 da #FAB acaba de pousar em Beirute e descarregar cerca de 6 toneladas de medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde para o atendimento emergencial das vítimas da explosão em Beirute.@DefesaGovBr @ItamaratyGovBr @minsaude pic.twitter.com/VoKA2TAisp
Esta é a primeira missão oficial internacional do KC-390, que é denominado pela Embraer como C-390 Millenium. O avião de cargas pode transportar equipamentos, tropas e fazer reabastecimento em voo.
Não foi divulgada uma data de retorno da missão da FAB e nem a rota que seria feita até o Brasil.