Início Empresas Aéreas

Jatos Tu-214 começam a ser entregues em 2023 e a Aeroflot está se preparando para recebê-los

Imagem: Oleg Belyakov / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

As autoridades russas confirmaram que as entregas do Tupolev Tu-214 começarão no próximo ano e a Aeroflot está preparando um grupo de pilotos para recebê-los. Ildar Shakirov, vice-chefe do Comitê Executivo da fábrica de Kazan – onde o modelo é produzido – compartilhou esses planos durante uma reunião. O executivo disse que até 2025 a produção deve chegar a 10 unidades por ano.

As entregas para as companhias aéreas estão programadas para começar em 2023, e as primeiras máquinas já estão em produção. Ao mesmo tempo, a empresa já está implementando medidas para aumentar a produção de aeronaves em até 10 unidades por ano até 2025″, disse ShaKirov.

De acordo com o executivo, a pressão das sanções ocidentais e a retirada de empresas estrangeiras da Rússia serviram como um incentivo para o desenvolvimento de produtos nacionais, reportou o site Aviacionline.

A Aeroflot, principal companhia aérea da Rússia e a maior, anunciou a criação de um “grupo de trabalho” dedicado a estudar a preparação e o comissionamento comercial do Tu-214. De acordo com o site Sibkay, o departamento de operações da empresa já informou aos pilotos que tem à sua disposição toda a documentação técnica de voo necessária, que foi enviada pelo fabricante.

No entanto, até agora a Aeroflot assinou apenas uma carta de intenções com a United Aircraft Corporation (UAC) para a compra de quarenta Tu-214, com entregas até 2030. Pelo acordo, a companhia aérea deve receber os primeiros sete equipamentos até 2024.

A UAC planeja ter cerca de 70 aeronaves construídas até 2030. Além disso, planeja aumentar a produção de jatos de transporte Il-96 e Il-76, ambas aeronaves cujo design remonta à era soviética. Por sua vez, o Tu-214 é um projeto mais recente, datado do início dos anos 90.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile