JetBlue e Spirit seguirão tentando fundir operações, mesmo após revés com as autoridades

Foto por Eddie Maloney, CC, via Flickr

A JetBlue Airways e a Spirit Airlines responderam ao registro de uma objeção do Departamento de Justiça (DOJ) dos EUA, buscando impedir a fusão das empresas. A posição do DOJ impacta diretamente e trava o negócio das duas companhias.

Apesar disso, a JetBlue e a Spirit disseram que continuarão avançando em seu plano de se fundir e criar um concorrente para as quatro grandes companhias aéreas americanas, que controlam cerca de 80% do mercado após anos de consolidação da indústria, aprovada pelo próprio DOJ. 

“Ao nos unirmos, vamos expandir a oferta exclusiva da JetBlue – onde os clientes não precisam escolher entre uma tarifa baixa e uma ótima experiência – para aumentar a concorrência nacionalmente”, disseram as empresas.

O CEO da JetBlue, Robin Hayes, disse: “Os clientes merecem um mercado competitivo de companhias aéreas e buscaremos essa fusão para garantir que eles consigam, continuando a incomodar as companhias aéreas tradicionais com tarifas baixas e serviço premiado que até mesmo o DOJ aplaudiu. Acreditamos que o DOJ errou aqui e perdeu o ponto de que esta fusão criará um concorrente nacional de baixa tarifa e alta qualidade para as quatro grandes transportadoras que – graças às suas próprias fusões aprovadas pelo DOJ – controlam cerca de 80% do mercado americano. Há muito em jogo para o DOJ nos impedir de trazer a diferença da JetBlue para mais clientes em mais mercados.”

O CEO da Spirit, Ted Christie, disse: “Discordamos da decisão do DOJ de tentar bloquear a proposta de fusão, que beneficiará consumidores e funcionários. Defenderemos vigorosamente nossa posição de que a combinação da JetBlue e da Spirit será uma virada de jogo para os clientes em todo o país, criando o mais atraente concorrente nacional de tarifas baixas para as operadoras americanas dominantes. Juntos, pretendemos democratizar os voos para viajantes de todo o país – uma meta que acreditamos merecer o apoio do governo.

Para as duas empresas, os clientes ganharão com mais serviços da JetBlue e com a expansão contínua da operadora de ultra baixo custo (ULCC). A JetBlue compete por todos os clientes, e sua tarifa Blue Basic oferece aos clientes uma opção competitiva e de baixo preço para economizar mais dinheiro. Além disso, como muitas aeronaves Spirit continuarão a voar em sua configuração atual durante o processo de modernização após o fechamento da transação, não haverá alteração de capacidade no curto prazo.

À medida que a JetBlue moderniza as aeronaves da Spirit com sua principal experiência a bordo, a companhia aérea combinada também poderá aumentar significativamente a utilização de aeronaves, compensando os assentos removidos no processo de modernização adicionando mais voos. 

Isso resultará em mais assentos com tarifas Blue Basic e, juntamente com o rápido crescimento da ULCC, criará um ambiente mais competitivo e acesso contínuo para os clientes mais sensíveis ao preço.

Crescimento na Flórida

“Estamos extremamente satisfeitos em garantir um acordo com o Estado da Flórida, apoiando a fusão entre a JetBlue e a Spirit. O acordo garante que a fusão gerará novos empregos na Flórida, à medida que a JetBlue adiciona seus voos de baixa tarifa em aeroportos em todo o estado”, disseram as empresas.

A combinação de JetBlue e Spirit aumentará a capacidade de assentos em pelo menos 50% em Fort Lauderdale e Orlando e aumentará sua capacidade agregada de assentos em todos os outros aeroportos da Flórida nos quais JetBlue ou Spirit operam atualmente em pelo menos 50% dos voos.

Esses compromissos trarão centenas de novos voos diários para a Flórida, frequências adicionais em mais de 35 mercados e serviço para quase 50 novas rotas que atualmente não são atendidas pela JetBlue ou pela Spirit.

A JetBlue trará pelo menos 1.000 novos empregos para o sul da Flórida, pelo menos 500 novos empregos para a região de Orlando e pelo menos 500 novos empregos para apoiar as operações expandidas nos aeroportos locais.

Hayes disse: “Agradecemos a disposição do procurador-geral do estado da Flórida em reconhecer a oportunidade para os consumidores e negociar um acordo justo. É lamentável que o governo federal e outros estados queiram bloquear os benefícios dessa fusão, incluindo o crescimento significativo de empregos e o aumento do número de voos acessíveis que essa combinação desbloqueia”.

A justificativa para uma combinação

As empresas listam as seguintes vantagens de uma combinação de negócios:

A JetBlue é 3 vezes mais eficaz do que a Spirit em reduzir as tarifas dos concorrentes. A combinação da JetBlue de tarifas baixas e excelente serviço é uma força competitiva que mantém as operadoras em alerta e resulta em tarifas mais baixas.

A premiada experiência do cliente da JetBlue alcançará mais clientes. A JetBlue é reconhecida pelos clientes por seu premiado serviço de bordo, apresentando o maior espaço para as pernas (b); internet banda larga gratuita e rápida (c); lanches e refrigerantes de cortesia e ilimitados; e programação gratuita e ao vivo da DIRECTV® em todos os assentos.

A combinação abrirá oportunidades de longo prazo para adicionar mais destinos e rotas que de outra forma não seriam possíveis. Este novo acordo trará mais opções e concorrência de tarifas baixas para mais cidades e em hubs de operadoras herdadas.

A JetBlue e a Spirit juntas ainda serão muito menores do que qualquer transportadora “Big Four”. Mesmo sendo a quinta maior operadora, uma combinação da JetBlue e da Spirit terá apenas 9% de participação de mercado, em comparação com 16-24% para cada uma das quatro maiores companhias aéreas.

A JetBlue e a Spirit competem principalmente com outras operadoras, não entre si. As empresas se sobrepõem apenas em 11% ou menos das rotas sem escalas nas quais ambas voam.

A JetBlue ofereceu desinvestimentos iniciais sem precedentes para garantir o crescimento da ULCC. Para abordar possíveis preocupações sobre a sobreposição limitada entre as empresas, a JetBlue já assumiu compromissos iniciais para alienar todas as participações da Spirit em Boston e Nova York, bem como ativos relacionados em Fort Lauderdale, o que reduz significativamente o já pequeno número de rotas de sobreposição sem escalas.

A JetBlue expandirá a liderança em sustentabilidade. A JetBlue espera estender seus compromissos climáticos para a companhia aérea combinada, incluindo sua meta de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2040, dez anos antes da meta mais ampla do setor aéreo dos EUA. Como parte desses esforços, a JetBlue alavancará a carteira de pedidos para acelerar a transição da frota para aeronaves de próxima geração com baixo consumo de combustível e introduzir o uso regular de combustível de aviação sustentável.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias