Início Empresas Aéreas

JetSmart quer passar na frente da Avianca e comprar a Viva Air

Uma nova disputa no mercado aéreo sul-americano nasce, agora o foco é a colombiana Viva, que tem mais uma interessada, a JetSmart do Chile.

Foto por Clément Alloing e montagem por AEROIN


A JetSMART confirmou hoje a intenção de adquirir 100% do capital da Viva, após o processo de aquisição pela Avianca ter se embaraçado diante da recusa da Aeronáutica Civil da Colômbia. Na nota oficial, compartilhada pelo Aviacionline, se destaca o rápido crescimento que a companhia chilena obteve na América Latina e Caribe, com o respaldo da Indigo Partners, acionista da Frontier nos Estados Unidos e da Wizz Air na Europa.

“Acreditamos que uma transação entre JetSMART e Viva Air possibilitará a manutenção do modelo ultra-baixo-custo na Colômbia, oferecendo mais rotas a preços mais baixos. Temos uma visão de longo prazo para expandir-nos na América do Sul e estamos em posição de continuar investindo em nosso crescimento. Acreditamos no potencial do mercado colombiano. Nossa alternativa resultará em benefícios para os usuários, fortalecendo a livre concorrência no setor e promovendo o turismo e a conectividade no país”, afirmou Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART.

As negociações com a Avianca, que pretende comprar parte, mas não o total ou a maioria da Viva, estão paradas após o governo colombiano ter paralisado o processo por inconsistências, sem dar muitos detalhes.

O principal entrave no negócio da Avianca está no fato da Viva ser a segunda maior empresa aérea da Colômbia, exatamente atrás da própria Avianca, gerando assim um possível monopólio no país. Outro ponto é que a Avianca, ao mesmo tempo, está fazendo um acordo com a brasileira GOL para a criação do Grupo Abra, que administraria as duas empresas.

Por fim, a Avianca também negocia com a chilena Sky, principalmente concorrente da JetSmart, que agora tenta sair na frente para comprar a Viva, tornado a história digna de novelas latino-americanas.